Palestras do 1 Salão de Turismo do Vale Europeu – 06/07/2017

PÚBLICO ALVO

Empresários e Gestores Públicos de Turismo

LOCAL

Associação BUNGE Natureza

DATA

06 de Julho de 2017

PROGRAMAÇÃO

8h – RECEPÇÃO E CADASTRAMENTO

8h30 – 1ª PALESTRA: NORMALIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO NO TURISMO BRASILEIRO
Esta atividade contempla a preparação e realização de uma palestra expositiva sobre o processo de normalização e certificação do turismo no Brasil e a experiência internacional neste tema.

Ministrantes:
Erika de Paula Alves
Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, UFMG 2011. Pós-graduada em Gestão Estratégica da Informação, UFMG 2008. Bacharel em Turismo, UFMG 2006 e em Administração, Uniasselvi 2017. Coordena projetos ligados ao turismo. É professora substituta do curso de Turismo na Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB – e responsável técnica em turismo da Raízes do Brasil Consultoria coordenando vários projetos ligados ao meio ambiente, a cultura e a gestão de negócios. Trabalhou como gestora da Rede Organizada para o Turismo Autossustentável da Estrada Real em Diamantina e região (Instituto Estrada Real). Atuou na captação, planejamento e execução de eventos na Master Turismo. Atuou no Programa de Qualificação e Certificação do Turismo de Aventura, iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com SEBRAE Nacional executado pela ABETA – Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Desde de 2006 atua em atividades de consultoria e capacitação em turismo, gestão de negócios, planejamento estratégico de MPE e desenvolvimento local.

Rafael Ciquella
Mestre em Administração; Pós-graduado em Gestão de Projetos e em Tecnologia da Informação Aplicada à Gestão Empresarial e graduado em Ciências da Computação pela FURB. Atua como empresário do segmento turístico desde 2004 sendo sua empresa certificada pelo INMETRO desde 2010 na norma de Gestão de Segurança e tendo recebido o Prêmio MPE Brasil como melhor em gestão de serviços de turismo de Santa Catarina.
Atua como consultor para a área do turismo desde 2008 em projetos como o Aventura Segura e o Bem Receber Copa, financiados pelo Ministério do Turismo e o SEBRAE Nacional. Como auditor da norma de Sistemas de Gestão da Segurança em Turismo de Aventura, prestou de serviços de consultoria e auditoria em sistemas em mais de 40 empresas espalhadas por todo o Brasil. É consultor e foi conselheiro da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA.

PARADA PARA ALMOÇO

13h30 – 2ª PALESTRA : PROCESSO E ELEMENTOS PARA A GESTÃO DE VALOR DO PRODUTO VALE EUROPEU

Esta atividade contempla a preparação e realização de palestra didática sobre os desafios e cuidados inerentes ao planejamento do turismo em geral e do turismo cultural em especial.

Ministrante:
Luiz Gustavo Patrucco
Arquiteto pela Univ. Nacional de Buenos Aires, Especialista em Gestão da Qualidade PUCRS, mestre em Turismo UCS, professor de graduação e pós- graduação na PUCRS, UCS, UNIFRA, FSPRA-SENACRS, professor visitante em: Austral de Magallanes (Chile), Universidad de la Costa (Equador), Universidad Nacional da Costa Rica, professor da Fundação Insituto Latinoamericano de Museos (Costa Rica).  Consultor da OMT, BID, OEA, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação,  Câmara de Turismo do RS, Ministério da Agricultura – INDAP (Chile), Ministerio de Industria y Energia – Fundación Iberoamericana de Artesanias (Espanha). Realizou projetos: PDTIS Tocantins (Industrias Criativas), Plano de Desenvolvimento dos Aparados da Serra (Petrocchi e Moving Cons.).

INSCRIÇÕES

Gratuitas e Limitadas

INSCRIÇÕES ATÉ 05 DE JULHO
Email: turismo@cimvi.sc.gov.br

PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO

Consórcio Intermunicipal de Cultura, Esporte e Turismo
Moving Consultoria Organizacional

APOIO

PREFEITURA DE GASPAR
CONSELHO INTERMUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E TURISMO
AMMVI – Associação dos Município do Médio Vale do Itajaí

FICHA DE INSCRIÇÃO