Reunião Câmara Técnica de Licenciamento Ambiental do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA
31 de Janeiro de 2018
Seminário de Consórcios do Caparaó em Vitória – ES
5 de Fevereiro de 2018

O Consorcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI conta atualmente com uma tecnologia à mais para o Licenciamento Ambiental. Com a intenção de agilizar os processos de licenciamento ambiental, nas vistorias e fiscalizações, bem como, auxiliar no reconhecimento das áreas selecionadas para a implantação de atividades e empreendimentos, o Consórcio adquiriu recentemente um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), Drone.
O Engenheiro Florestal Rafael Paludo do CIMVI – Ambiental utilizou o Drone nesta terça-feira (30/01/2018), durante vistoria para licenciamento ambiental de uma lavra de macadame, no município de Benedito Novo.
Para operar o Drone, o engenheiro do CIMVI participou de capacitações realizadas pelo Instituto Catarinense de Engenharia de Avaliações e Perícias – IBAPE/SC em Florianópolis.
O equipamento adquirido foi devidamente registrado na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), devendo ser operado conforme suas normas, bem como as estabelecidas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
O Drone vai agilizar o trabalho dos técnicos no licenciamento e fortalecer a fiscalização contra crimes ambientais.