CIMVI promove capacitação em parceria com o SENAI e Polícia Militar Ambiental

CIMVI lança Projeto de Conscientização Turística, Cultural e Ambiental nas Escolas
20 de agosto de 2018
CIMVI realiza apresentação na FIESC
28 de agosto de 2018

CIMVI promove capacitação em parceria com o SENAI e Polícia Militar Ambiental

 

No início de agosto, o CIMVI Ambiental realizou, em Rio dos Cedros, uma capacitação em parceria com o SENAI e Policia Militar Ambiental direcionada aos representantes dos municípios consorciados.

A capacitação teve como objetivo principal preparar os técnicos municipais para emergências vinculadas à coleta de efluentes industriais. O lançamento de efluentes líquidos não tratados, provenientes das indústrias e esgotos sanitários, em rios, lagos e córregos provocam um sério desequilíbrio no ecossistema. O esgoto doméstico, por exemplo, consome oxigênio em seu processo de decomposição, causando a mortalidade de peixes. Os nutrientes (fósforo e nitrogênio) presentes nesses despejos, quando em altas concentrações, ainda causam a proliferação excessiva de algas, o que também desequilibra o ecossistema local.

Os poluentes químicos presentes em agrotóxicos e metais pesados também provocam um efeito tóxico em animais e plantas, podendo se acumular em seus organismos.

Dentro desta perspectiva os assuntos abordados foram, aspectos gerais sobre amostragem, normas referentes ao procedimento de amostragem de águas e efluentes, planejamento da amostragem definição do plano de amostragem, procedimentos de coleta das amostras, amostragem simples e composta, coleta de amostras para análise de parâmetros voláteis, coleta de amostras para análise de parâmetros microbiológicos, coleta fracionada, preservação das amostras, ensaios realizados em campo: pH, oxigênio dissolvido, cloro e temperatura, controles de qualidade para a amostragem. Houve uma aula prática onde foram abordados os seguintes temas, estruturação de um plano de amostragem para um trabalho em campo, preparação dos materiais para a coleta de amostras, coleta das amostras, realização dos ensaios de campo, execução dos controles de qualidade.

Participaram da capacitação os municípios de Indaial, Apiúna, Pomerode, Rio dos Cedros, Ascurra, Botuverá, Timbó, Luiz Alves, Rodeio, Doutor Pedrinho e Massaranduba.

 

.

 

 

 

WhatsApp WhatsApp