Botuverá

IDH

0.724

População

5.100

Data de Fundação

09 de Junho de 1962

Atividades Econômicas

Indústria de Mineração e Têxtil

Cidades Limítrofes

Blumenau, Brusque, Indaial, Guabiruba, Nova Trento, Vidal Ramos e Presidente Nereu

Nossas mídias

ALCIR MERIZIO

Prefeito (2021 - 2024)

VALMOR COSTA

Vice Prefeito (2021 - 2024)

Botuverá

Botuverá é uma pequena cidade despertando para o crescimento do turismo. A natureza foi generosa com a cidade. Hoje tem cerca de 5 mil habitantes, mas com potencial sendo organizado para a exploração de ecoturismo, com suas belezas naturais, uma magnífica caverna, as cachoeiras, estradas, igrejas e também suas tradições.

O maravilhoso Parque das Grutas de Botuverá, fica na localidade de Ourinho, a 15Km do centro. A caverna com aproximadamente 1200m de extensão e composta por vários espeleotemas (esculturas feitas pela água) tais como travertinos, cortinas, couve-flor, chão de estrelas, fendas, vielas, estalactites, estalagmites e passagens distribuídas em labirintos e salões. Constitui um conjunto inigualável e eternizado por pingos de água que gotejam continuamente do teto a centenas de milhares de anos.

Em virtude de sua beleza e porte é considerada a maior e mais ornamentada gruta do sul do Brasil, sendo visitada há mais de 20 anos. Essas belezas contemplam a cidade colonizada por italianos oriundos de Bérgamo, cidade a nordeste de Milão, na região da Lombardia.

No parque encontra-se o museu que conta a história de uma boa parte do crescimento. Todos os anos, em 9 de junho, é comemorado o aniversário da emancipação política do município com a festa da Bergamasca, que é conhecida pela comida típica italiana.

Hoje, se preparando para receber melhor o turista, Botuverá também conta com empresas inovadoras no ramo têxtil e com duas mineradoras de calcário sendo únicas em Santa Catarina.

Governantes atuais

Acompanhe a rota das coletas

Acompanhe o cronograma aqui

SERVIÇOS CONTRATADOS

Gestão Ambiental

Gestão De Cultura E Turismo

Gestão em Resíduos Sólidos Urbanos

Precisando de uma ajuda?
1