Pomerode

IDH

0.780

População

32.334

Data de Fundação

21 de Janeiro

Atividades Econômicas

Indústria, Serviços

Cidades Limítrofes

Blumenau, Indaial, Jaraguá do Sul, Rio dos Cedros, Timbó

Nossas mídias

ÉRCIO KRIEK

Prefeito (2021 - 2024)

MARCOS CONRADO HASS

Vice Prefeito (2021 - 2024)

Pomerode

Tranquila e charmosa, a cidade é reconhecida por suas tradições, belezas naturais e ótima qualidade de vida.

Pomerode é sinônimo de encantamento em todas as estações. A natureza exuberante, a calmaria característica de uma cidade interiorana, o calor e hospitalidade de seu povo, tudo isso faz com que cada vez mais a cidade seja procurada, principalmente por aqueles que buscam refúgio, fugindo dos grandes centros. A cultura e as tradições mantidas vivas na Cidade Mais Alemã do Brasil envolvem quem procura o município de pouco mais de 34 mil habitantes como destino.

Localizada no Médio Vale do Rio Itajaí-Açú, o município preserva os traços culturais herdados de seus colonizadores. A educação e a economia são os atuais grandes destaques do município, emancipado de Blumenau desde 1959. Além da dedicação ao trabalho e à fé religiosa, a herança da cultura germânica é retratada na arquitetura de casas e ruas de Pomerode.

O maior acervo de construções em enxaimel do país se encontra na “Rota do Enxaimel”, um trajeto turístico que apresenta mais de cem casas tombadas pelo patrimônio histórico em nível municipal, estadual ou federal. Para fascinar ainda mais turistas e moradores, a cidade exibe grupos folclóricos, bandinhas típicas, corais e 16 Clubes de Caça e Tiro, que surpreendem a todos com festas singulares.

Em termos de lazer, a cidade é o destino perfeito para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Pomerode se destaca por ser o maior polo gastronômico da região do Vale Europeu Catarinense. O ambiente acolhedor dos restaurantes convida o visitante a apreciar o sabor de pratos típicos. As confeitarias oferecem irresistíveis tipos de pães, cucas, bolachas, doces e tortas.

A origem

A cidade de Pomerode tem seu nome ligado à origem de seus fundadores: imigrantes vindos da Pomerânia (Pommern), região ao norte da Alemanha. Os que chegavam tiravam seu sustento da agricultura e, por isso, tinham que roçar os terrenos e organizar as lavouras para se alimentar do que plantavam. Em terras germânicas, quando uma área era cortada para fundar um povoado, o local recebia o sufixo “-roda” (do verbo “roden”, que significa roçar, limpar a vegetação). Assim surgiu Pomerode, originalmente como “Pommeroda”- o mesmo que “Roçado dos Pomeranos”.

Governantes atuais

SERVIÇOS CONTRATADOS

Gestão Agrosanitária

Gestão Ambiental

Gestão De Cultura E Turismo

Gestão em Resíduos Sólidos Urbanos

Precisando de uma ajuda?
1