ICMBio e CIMVI promovem capacitação na AMMVI em Blumenau

CIMVI recebe reunião da Câmara Técnica de Licenciamento Ambiental do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina
29 de outubro de 2018
Oficina discute fiscalização e licenciamento em SC
14 de novembro de 2018

No dia 07 de novembro de 2018, foi realizado no Auditório da AMMVI – Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí,  uma capacitação ministrada pelo ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade em parceria com o CIMVI – Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí.

O objetivo foi apresentar e discutir os procedimentos adotados pelo ICMBio na gestão dos processos de licenciamento e fiscalização ambiental na zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra do Itajaí – PNSI.

Possuindo uma zona de amortecimento (ZA) de 500 metros no entorno dos limites do PNSI, esta área possui concorrência de interesse e de competência institucional das três esferas do Poder Público, em território de nove municípios. Interpretações eventualmente divergentes das normas, ou seu desconhecimento, têm implicado em prejuízo à comunidade de entorno da Unidade de Conservação, a qual não exerce seu direito ao uso dos recursos naturais ou o faz de forma irregular.

A capacitação teve como público alvo os profissionais das prefeituras municipais que atuam no planejamento, licenciamento ambiental e fiscalização do uso de recursos naturais.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia em regime especial. Criado dia 28 de agosto de 2007, pela Lei 11.516, é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA).

Cabe ao Instituto executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as unidades de conservação instituídas pela União. Cabe a ele, ainda, fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação federais.