Sobre o Cimvi

Sobre a nossa história

Conheça nossa linha do tempo

Os municípios de Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó se unem e criam o Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Benedito, com o objetivo de promover a gestão consorciada de atividades ligadas a recursos ambientais;

 

Ascurra, Apiúna, Indaial e Pomerode se juntam e, então, a entidade é renomeada como Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI. Os municípios do CIMVI começam a depositar os resíduos sólidos no Aterro Sanitário do SAMAE de Timbó.

É criado o Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu, o primeiro planejado para o segmento no Brasil;

 

É criado o Circuito de Caminhante do Vale Europeu, o primeiro planejado para o segmento no Brasil;

É sancionada, no âmbito federal, a Lei que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que obriga todos os municípios a fazerem o tratamento adequado dos resíduos gerados;

Realização de circuitos integrados em parceria com o SEBRAE;
 
 
As cidades de Botuverá, Gaspar e Guabiruba se consorciam, fazendo o CIMVI chegar a 12 cidades;

Iniciam os trabalhos para implantação do sistema de licenciamento ambiental consorciado;

O Consórcio CIMVI assume a gestão do Aterro Sanitário, recebendo a gestão do SAMAE de Timbó. Começa o planejamento para o desenvolvimento do projeto de conscientização turística nas escolas.

 

Ilhota e Massaranduba se juntam ao CIMVI. Começam as obras da sede própria do CIMVI, em Timbó. Iniciam os trabalhos do setor Ambiental, na questão do licenciamento ambiental consorciado entre os municípios, iniciativa pioneira em Santa Catarina. Realização do I Seminário de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Vale Europeu e o I Salão de Turismo do Vale Europeu.

parque girassol 2-01

 

A sede própria do CIMVI é entregue, apresentando o projeto ‘Parque Girassol’, nova denominação para o aterro sanitário. O programa ‘Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu’, de conscientização turística nas escolas, começa a ser aplicado na região.

Ano chave para o CIMVI e seus planos. Iniciam as visitas no Parque Girassol. É plantada a semente da coleta seletiva regionalizada, através da campanha ‘Vale Muito Cuidar’. Os primeiros estabelecimentos são certificados no programa de Certificação para o Vale Europeu Sustentável.

vale muito cuidar-01

Primeiro ano da coleta seletiva regionalizada.

O Projeto do Parque Girassol dará passos largos na temática da valorização dos resíduos sólidos nos próximos anos, com a instalação da Central de Valorização de Resíduos II, onde os resíduos recolhidos na coleta convencional serão utilizados para a geração de energia, através de biodigestores. 

O Consórcio CIMVI segue a disposição para realizar, aos municípios consorciados, ações que possam favorecer e facilitar os serviços das prefeituras a sua população.

O que é o Consórcio CIMVI

O Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI é um consórcio de Direito Público, multifinalitário, onde 15 municípios são consorciados atualmente. Os principais serviços prestados às cidades são a gestão do turismo da região do ‘Vale Europeu’, a implementação do programa de Licenciamento Ambiental otimizado entre os municípios e o serviço de Educação Ambiental e a Valorização de Resíduos Sólidos, através do projeto ‘Parque Girassol’ e o programa ‘Vale Muito Cuidar’.

Nossos Objetivos

Otimização das Contratações

Maior economia, transparência, inovação e eficiência.

Sequência de projetos, independente da troca de governos.

Gestão associada de serviços de interesse público.

Uso racional dos recursos naturais e proteção ao meio ambiente

Gestão do patrimônio urbanístico, paisagístico e turístico.

Ações para o desenvolvimento urbano e socioeconômico regional.

Aquisição e administração de bens para uso compartilhado.

Galeria de Presidentes

Valcir Ferrari

2023

Jorge Kruguer

2021 -2022

Jean Michel Grundmann

2019

Paulo Roberto Weiss

2017 - 2018

Hartwing Persuhn

2016

Sergio Almir dos Santos

2015

Hartwing Persuhn

2013-2014

Carlos Alberto Pegoretti

2012

Laurino Dalke

2011

Carlos Alberto Pegoretti

2009-2010

Olimpio José Tomio

2008

Jamir Marcelo Schimidt

2007

Carlindo Alberto Persuhn

2005-2006

Laurino Dalke

2004

Waldir Ladehoff

2003

Marildo Domingos Felippi

2001-2002

Hélio Jose Fiamoncini

1998-2000
Precisando de uma ajuda?
1