Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal

CIMVI realiza apresentação na FIESC
28 de agosto de 2018
CIMVI promove encontro com consultores ambientais
17 de setembro de 2018

O Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal ocorrerá entre terça e quarta-feira da semana que vem no Plaza Caldas da Imperatriz Resort, em Santo Amaro da Imperatriz. O evento é promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e pelos Colegiados Regionais de Turismo das Associações de Municípios. A recepção aos inscritos no primeiro dia inicia às 8h30 e, durante os dois dias de evento serão debatidas políticas públicas de turismo e troca de experiências com as prefeituras catarinenses.

Quatro temas vão nortear as apresentações, ‘Regionalização e Gestão do Turismo’, ‘Turismo e a comunidade’, ‘Meio ambiente e o turismo’ e ‘Inovação, Pesquisa e financiamento do turismo’. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até a próxima segunda-feira no link https://bit.ly/2wNUU0a. Participarão prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de Turismo, Cultura, Administração e Lazer, diretores e técnicos da área, profissionais do trade turístico, estudantes e público interessado.

Para a assessora de Turismo da Federação, Raquel Rodrigues, o Seminário demonstra a importância do fomento do turismo como atividade propulsora do desenvolvimento. Além disso, chama a atenção para as ações públicas e privadas, principalmente em relação ao planejamento estratégico participativo em níveis regional, estadual e municipal.

Segundo Raquel, o evento busca abordar as políticas públicas de turismo, fortalecendo a importância de ações intersetoriais, apontando caminhos para o desenvolvimento e posicionando a atividade como elo regional e fortalecimento dos municípios e do Estado de Santa Catarina.

O presidente da Fecam e prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, destaca que o Seminário oferecido aos 295 municípios catarinenses tem o desafio de agregar ações coordenadas pelo turismo no Estado. A partir deste ano, a entidade em todas as frentes e trabalho, inclui a visão de ações com foco em gestão eficiente, cidades inteligentes e desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

Durante o Seminário, técnicos do Ministério do Turismo (MTur) prestarão atendimento individualizado aos municípios sobre a categoria em que cada um está inserido. A categorização subsidia as regras e critérios do Ministério para a formalização de instrumentos de transferências de recursos para apoio a programas, projetos e ações.

WhatsApp WhatsApp