22 de maio – Dia da Biodiversidade. Muito para comemorar!

Segunda etapa do projeto ‘Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu’ é lançada
17 de maio de 2019
Semana do Meio Ambiente terá lançamento de Campanha de Coleta Seletiva do CIMVI
31 de maio de 2019

Hoje, 22 de maio, é o dia internacional da Biodiversidade. Nós do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) temos muito que comemorar nessa data! O CIMVI desenvolve diversos trabalhos, através do setor Ambiental, buscando aumentar os cuidados com a fauna e flora do nosso Vale Europeu Catarinense, que conta com a parceria com a Polícia Ambiental no âmbito de fiscalização e educação ambiental.

Também temos um trabalho de excelência na gestão dos resíduos sólidos realizado no aterro sanitário, localizado no Parque Girassol em Timbó, recebendo e tratando resíduos sólidos de 14 municípios da região. Tudo isso é realizado por uma equipe de profissionais que monitora o dia-a-dia do aterro e seus arredores. Um desses monitoramentos é através de cinco pontos de coleta da água, verificando que nenhum resíduo do aterro contamine o lençol freático.

Além disso, a biodiversidade encontrada na ‘Trilha do Tatu’, na reserva ao lado da sede do CIMVI, é uma prova de que a boa gestão preserva o bioma vizinho ao aterro. O Parque Girassol mantém um trabalho constante de educação ambiental recebendo semanalmente estudantes vindos de todas as cidades do vale. Este trabalho possibilita o conhecimento do cotidiano do Consórcio e amplia a disseminação da importância da conscientização ambiental.

Estamos, também, na iminência do lançamento da Campanha Regional de Coleta e Valorização de Resíduos Sólidos, ação que irá colocar nossa região em outro patamar no tratamento dos resíduos sólidos e na preservação do meio ambiente.

Através do CIMVI sabemos que a Biodiversidade do Médio Vale tem muito a agradecer! Todas estas ações buscam a excelência na educação ambiental e valorização de resíduos em prol da biodiversidade do Vale Europeu Catarinense.