CIMVI realiza 2ª edição do minicurso sobre recuperação de áreas degradadas, em Ascurra

Reunião gestores municipais do CEGEMA/FECAM
CIMVI recebe gestores municipais do Meio Ambiente do estado
28 de abril de 2022
CIMVI recebe representantes do IMASUL
18 de maio de 2022
Visita a campo em saibreira

Formação foi ministrada pelo professor Dr. Juarês Aumond para técnicos de Ascurra, Apiúna e Rodeio

A recuperação de áreas degradadas voltou a ser tema de um minicurso promovido pela Educação Ambiental do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). A formação foi realizada na última terça-feira, dia 10, e direcionada para os profissionais técnicos dos municípios de Ascurra, Apiúna e Rodeio.

O evento aconteceu na cidade de Ascurra. Pela manhã, ocorreu a aula do geólogo, ambientalista e professor universitário, Dr. Juarês José Aumond. Já no período da tarde, os participantes fizeram visitas a campo para aplicar os conhecimentos aprendidos em uma saibreira, uma área considerada de risco e uma área de recuperação de talude no parque Per Tutti.

O minicurso ministrado nesta semana foi o segundo de uma série de seis. Todos os treze municípios do CIMVI Ambiental participarão das formações. “Recebemos de braços abertos o minicurso e até o tempo colaborou. Penso que foi de grande valia para quem participou, e com isso o GIEA de Ascurra mostra a que veio”, celebra Micheli Fava, coordenadora do GIEA de Ascurra.

O prefeito de Ascurra, Arão Josino, prestigiou o evento e recebeu das mãos do professor Juarês o livro “Restauração Ambiental”. A próxima formação está marcada para o dia 21 de junho, com os municípios de Luiz Alves (onde será realizado o evento) e Massaranduba.

Leia mais: veja como foi o primeiro minicurso, realizado em Pomerode

CIMVI atua como articulador dos minicursos

Como órgão de gestão consorciada, o CIMVI realiza a articulação e organização do evento, em parceria com os Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental (GIEAs) dos municípios, e suas respectivas secretarias de meio ambiente.

“Gostaríamos de agradecer aos participantes e, especialmente, ao município anfitrião, Ascurra, que sediou o minicurso. Trouxemos o professor Juarês, com mais de 50 anos de experiência na área ambiental. Isso tudo tem o foco de promovermos o desenvolvimento sustentável da nossa região, alinhados ao projeto Vale Plantar”, explica Mariléia Selonke, assessora de educação ambiental do consórcio.

Confira as fotos do evento

Precisando de uma ajuda?