CIMVI realizou sua Assembleia Geral Ordinária nesta terça-feira

DIVE oferece capacitação sobre a febre amarela em Timbó
11 de março de 2019
Parque Girassol será aberto para visitação em março
14 de março de 2019

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 12 de março, na sede do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), a 35º Assembléia Geral Ordinária da entidade, que contou com a presença de representantes de todos os municípios consorciados (a maioria deles, os prefeitos). O atual presidente do CIMVI e prefeito de Benedito Novo, Jean Grundmann, e o diretor da entidade, Fernando Tomaselli, também se fizeram presentes. Neste encontro foram tratados alguns temas e deliberações do consórcio.

O setor do CIMVI Ambiental teve espaço nesta assembléia. Quem comandou a conversa sobre o setor do CIMVI Ambiental foi Sandra Regina Batista, gestora da pasta. Ela informou o novo Presidente do Instituto de Meio Ambiente, o IMA, sinalizou que dará mais apoio aos municípios no exercício do licenciamento ambiental. Ela também reiterou aos Prefeitos sobre a necessidade dos municípios exigirem a licença ambiental para a concessão do Alvarás de Localização e Funcionamento aos empreendimentos a fim de evitar eventuais problemas.

Ainda na questão ambiental, Fernando Tomaselli lembrou da necessidade que os municípios têm sobre a fiscalização ambiental. Sugeriu aos consorciados que o CIMVI realize a contratação de um profissional para fiscalizar e de um carro para sua locomoção, serviço que atenderia todos os municípios. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Na questão do Turismo, Arlete Regilene Scoz, gestora de serviços do Setor de Cultura, Esporte e Turismo do CIMVI, explicou para os presentes que o ano de 2019 é cheio de planos para o Vale Europeu, destacando o projeto de conscientização turísticas nas escolas, o ‘Vale Muito’, que terá inicio nos próximos meses e já foi aplicado em Timbó no ano passado. Ela também apresentou a nova Presidente do Conselho Intermunicipal de Cultura, Esporte e Turismo para 2019, bem como da Instância de Governança Vale Europeu, Sra. Cintia Mara Panini, representante de Benedito Novo.

Fernando Tomaselli, diretor do CIMVI, retomou a palavra para falar sobre um dos principais projetos da entidade para esse e próximos anos: O Parque Girassol e o Serviço de Resíduos Sólidos. Será realizado pelo CIMVI, através de licitação, a contratação dos serviços de coleta orgânica e de materiais recicláveis nas cidades consorciadas. Os presentes definiram a data do dia 22 de março para que todos as cidades enviem uma resposta ao consórcio, indicando se tem interesse em participar desse serviço.

Outro tema tratado por Fernando foi a proposta para compra de uma máquina que transforma o rejeito de resíduos sólidos em peças como paver, tijolo, placas, etc. Quanto a isso, a assembleia decidiu por unanimidade que essa ação deve ser analisada pela Comissão de Prefeitos da área de Saneamento, verificando a viabilidade e condições de pagamento.

Fonte: Ata oficial da 35º Assembléia Geral Ordinária – Por Patricia Barbaresco