Agora, quem recicla, além de ajudar o meio ambiente, também ajuda a sua cidadade a ser reconhecida!
São três selos que representam diferentes níveis de certificação:
Selo Cidade Consciente:
O selo “Bronze” representa os municípios com um nível de conscientização ambiental de sua gestão e população. Os municípios desta categoria possuem uma comunidade que está ciente da necessidade da preservação ambiental e da reciclagem de qualidade dos resíduos sólidos.
Selo Cidade Responsável:
O selo “Prata” representa aqueles municípios que, além de terem uma administração e comunidade conscientes, também possuem uma gama de ações que contribuem para a melhora da situação ambiental e dos processos de separação, coleta e reciclagem dos resíduos sólidos.
Selo Cidade Sustentável:
O selo “Ouro” representa os municípios que são verdadeiros exemplos: possuem uma comunidade altamente consciente e engajada, uma administração que demonstra excelência em suas políticas públicas voltadas à gestão de resíduos, possuindo uma equipe capacitada para lidar com tais questões e uma infraestrutura que possibilita aos munícipes o pleno exercício de suas responsabilidades ambientais.
Quesitos e pontuação:
Para determinar qual dos selos os municípios receberão, foram estabelecidos alguns quesitos, cada qual com sua pontuação. São eles:
Resultados da análise gravimétrica dos resíduos da coleta convencional e seletiva;
Índice de recuperação dos resíduos através da reciclagem; Realização de outras iniciativas de recuperação de resíduos, como, por exemplo, compostagem;
Compartilhamento de conteúdo educativo sobre resíduos sólidos e o Programa Vale Reciclar nas redes sociais e sites oficiais do município, bem como em outros meios de comunicação;
Disponibilização de cronograma de coleta para a população;
Estruturação da educação ambiental no município;
Ações realizadas pelo Grupo Intersetorial de Educação Ambiental – GIEA para fomento do Programa Vale Reciclar;
Ações realizadas pelo município nas escolas relacionadas a resíduos sólidos e o Programa Vale Reciclar;
Visitação de estudantes e servidores públicos ao Parque Girassol;
Realização das formações dos agentes de saúde e professores ofertadas no Parque Girassol;
Adesão ao programa Penso Logo Destino ou outra iniciativa de coleta e destinação dos resíduos passíveis de logística reversa; Implantação de Ecoponto ou outra forma de coleta e destinação de resíduos volumosos;
Implantação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGRS nos setores administrativos e educação da prefeitura.
Todos os critérios e o sistema de pontuação podem ser consultados no regulamento da Campanha “Vale reciclar”