Central de Valorização de Resíduos I, no Parque Girassol, está em fase final de implantação

Representantes de entidades empresariais do Médio Vale conhecem o CIMVI
22 de outubro de 2019
Ecoponto de Ascurra será inaugurado nesta sexta-feira
29 de outubro de 2019

A Central de Valorização de Resíduos I, parte do projeto que abrange o Parque Girassol, está em fase final de implantação. A estrutura abrigará o equipamento para a triagem do material reciclado e uma área de depósito para os materiais que são recolhidos nos ecopontos das cidades e encaminhados ao CIMVI. A ideia é que a inauguração da estrutura aconteça em novembro.

Na última quinta-feira (24) prefeitos e representantes dos municípios consorciados estiveram visitando a obra da unidade. “Essa é uma ideia que foi construída a várias mãos e agora começa a tomar forma fisicamente. Esse cuidado com o meio ambiente coloca os nosso municípios um patamar acima de vários lugares não só de Santa Catarina, mas também do Brasil” – destaca Jean Grundmann, prefeito de Benedito Novo e atual presidente do CIMVI.

Equipamento para triagem do material reciclado está em fase final de montagem (Foto: Richard Ferrari)

O projeto Vale Muito Cuidar, de educação ambiental e valorização de resíduos sólidos que está sendo implementado nos municípios pelo CIMVI se interliga com a CVR I, pois é nessa estrutura que todo material vindo das cidades que farão a coleta seletiva será reaproveitado. A empresa que fará a coleta nas cidades já está licitada através do consórcio.

Todas essas ações envolvem o Parque Girassol, a nova denominação ao local onde está o aterro sanitário do CIMVI e, agora, a CVR I e sede administrativa do consórcio. O projeto ainda prevê, no futuro, a construção da Central de Valorização de Resíduos II, a aquisição de equipamentos para a transformação dos resíduos em materiais como bancos, lixeiras, lajotas e tijolos e, também, a produção de energia através de biogás.

Ao mesmo tempo que esses trabalhos visando a valorização de resíduos sólidos são implementados, acontece o projeto permanente de educação ambiental, onde turmas de estudantes e grupos de entidades da comunidade realizam visitas guiadas conhecendo todo o projeto e instalações do Parque Girassol. Você pode agendar sua visita com seu grupo entrando em contato através do email [email protected]