Cidades buscam o CIMVI como modelo para suas regiões

CIMVI realiza capacitação sobre licenciamento ambiental
26 de abril de 2019
Reunião entre o Consórcio e ICM Bio acontece no CIMVI
26 de abril de 2019

Foto e texto: Richard Ferrari

Nesta semana comitivas de duas cidades catarinenses estiveram no Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI buscando conhecer mais sobre os serviços realizados pela entidade aos municípios consorciados. Cunha Porã e São Miguel do Oeste enviaram representantes para se reunir com profissionais do consórcio.

O primeiro foi São Miguel do Oeste, que esteve aqui na terça-feira (22/04) e se reuniu com o presidente do CIMVI e prefeito de Benedito Novo Jean Grundmann, o diretor Fernando Tomaselli e a gestora do CIMVI Ambiental Sandra Batista. A comitiva visitante era formada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional – CONDER e prefeito de Belmonte, Genesio Pressiani, pelo vice-presidente do CONDER e prefeito de São José do Cedro, Antônio Plínio de Casto Silva, pelo presidente da Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina e prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, pela Assessora Jurídica do CONDER, Édina Grasiela Tremea e pela Secretária Executiva do CONDER, Jussara Salete Reninatto. O objetivo dessa visita foi conhecer mais sobre o serviço de licenciamento ambiental prestado pelo CIMVI aos municípios consorciados.

No ano de 2015 o CIMVI começou movimentos para prestar o serviço de licenciamento ambiental as cidades de forma consorciada. A partir do dia 10 de julho de 2017 isso se tornou realidade, com as prefeituras protocolando os pedidos e encaminhando ao CIMVI para análise e posterior emissão das licenças. Entre os beneficios que essa prática trazem podemos destacar a otimização dos usos dos recursos públicos, a simplificação e agilidade nos processos de Licenciamento Ambiental a redução de custos para o Estado no processo de fiscalização ambiental e a redução de tempo para análise dos processos.

This image requires alt text, but the alt text is currently blank. Either add alt text or mark the image as decorative.

Outra cidade que enviou uma comitiva completa para visitar o CIMVI foi a cidade de Cunha Porã, do extremo oeste catarinense. O grupo era formado pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Sedenir César Kipper, a Coordenadora do Programa de Extensão Saúde e Equilíbrio Kiciosan da Silva Bernardi Galli, o Comandante da Polícia Militar de Cunha Porã Clóvis Wenzel, a vice-coordenadora do Núcleo de Gastronomia e Turismo de Cunha Porã Flávia Levinski Huf, o Articulador DEL/CP Nestor Grando, o Presidente da Associação comercial, industrial, serviços e agronegócio de Cunha Porã (ACISA-CP) Vanderlei Ahlert, o Coordenador do Núcleo de Gastronomia e Turismo Dayan Schütz, além do Prefeito Municipal Jairo Rivelino Ebeling.

A comitiva cunha-porense veio com o objetivo de conhecer mais o serviço de turismo prestado pelo CIMVI aos municípios consorciados e somar informações para aplicar um circuito de Cicloturismo naquela região, o ‘Vale do Entre Rios’. Eles foram recebidos no CIMVI pelo diretor Fernando Tomaselli e pela gestora de Cultura, Esporte e Turismo Arlete Regilene Scoz, que mostraram como são realizados os diferentes trâmites que envolvem a elaboração e manutenção de um circuito turístico. Além de vistar o CIMVI na terça-feira, eles também fizeram um tour por alguns pontos da região turística do Vale Europeu para conhecer melhor a estrutura oferecida aos turistas.