Foto e texto: Richard Ferrari
Nesta semana comitivas de duas cidades catarinenses estiveram no Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI buscando conhecer mais sobre os serviços realizados pela entidade aos municípios consorciados. Cunha Porã e São Miguel do Oeste enviaram representantes para se reunir com profissionais do consórcio.
O primeiro foi São Miguel do Oeste, que esteve aqui na terça-feira (22/04) e se reuniu com o presidente do CIMVI e prefeito de Benedito Novo Jean Grundmann, o diretor Fernando Tomaselli e a gestora do CIMVI Ambiental Sandra Batista. A comitiva visitante era formada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional – CONDER e prefeito de Belmonte, Genesio Pressiani, pelo vice-presidente do CONDER e prefeito de São José do Cedro, Antônio Plínio de Casto Silva, pelo presidente da Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina e prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, pela Assessora Jurídica do CONDER, Édina Grasiela Tremea e pela Secretária Executiva do CONDER, Jussara Salete Reninatto. O objetivo dessa visita foi conhecer mais sobre o serviço de licenciamento ambiental prestado pelo CIMVI aos municípios consorciados.
No ano de 2015 o CIMVI começou movimentos para prestar o serviço de licenciamento ambiental as cidades de forma consorciada. A partir do dia 10 de julho de 2017 isso se tornou realidade, com as prefeituras protocolando os pedidos e encaminhando ao CIMVI para análise e posterior emissão das licenças. Entre os beneficios que essa prática trazem podemos destacar a otimização dos usos dos recursos públicos, a simplificação e agilidade nos processos de Licenciamento Ambiental a redução de custos para o Estado no processo de fiscalização ambiental e a redução de tempo para análise dos processos.
Outra cidade que enviou uma comitiva completa para visitar o CIMVI foi a cidade de Cunha Porã, do extremo oeste catarinense. O grupo era formado pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Sedenir César Kipper, a Coordenadora do Programa de Extensão Saúde e Equilíbrio Kiciosan da Silva Bernardi Galli, o Comandante da Polícia Militar de Cunha Porã Clóvis Wenzel, a vice-coordenadora do Núcleo de Gastronomia e Turismo de Cunha Porã Flávia Levinski Huf, o Articulador DEL/CP Nestor Grando, o Presidente da Associação comercial, industrial, serviços e agronegócio de Cunha Porã (ACISA-CP) Vanderlei Ahlert, o Coordenador do Núcleo de Gastronomia e Turismo Dayan Schütz, além do Prefeito Municipal Jairo Rivelino Ebeling.
A comitiva cunha-porense veio com o objetivo de conhecer mais o serviço de turismo prestado pelo CIMVI aos municípios consorciados e somar informações para aplicar um circuito de Cicloturismo naquela região, o ‘Vale do Entre Rios’. Eles foram recebidos no CIMVI pelo diretor Fernando Tomaselli e pela gestora de Cultura, Esporte e Turismo Arlete Regilene Scoz, que mostraram como são realizados os diferentes trâmites que envolvem a elaboração e manutenção de um circuito turístico. Além de vistar o CIMVI na terça-feira, eles também fizeram um tour por alguns pontos da região turística do Vale Europeu para conhecer melhor a estrutura oferecida aos turistas.
Qualquer dúvida que você tiver é só clicar aqui!