CIMVI apresenta ações do Turismo para 2021

14 de maio de 2021
CIMVI apresenta Sistema Aprova Digital para prefeitos e servidores
18 de maio de 2021

O Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) lançou o novo portal de Turismo do Vale Europeu aos prefeitos dos municípios consorciados. A apresentação aconteceu na última sexta-feira, 14 de maio, durante a 43ª Assembleia Geral Ordinária.

O Vale Europeu Catarinense, localizado no Médio Vale do Itajaí, compõe em seu roteiro as cidades de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. A região também é conhecida pelo famoso circuito de clicloturismo e caminhante, criados há mais de 15 anos e  que atrai amantes de todos os lugares do Brasil.

Na oportunidade também foi apresentada a nova identidade visual do projeto “Vale Muito Conhecer – Maravilhas do Vale Europeu” e também o projeto “Vale Muito Proteger”.

Vale Muito Proteger

“O “Vale Muito Proteger” se trata de uma iniciativa do CIMVI que, junto aos meios de hospedagem, vai lançar um material de conscientização para ser distribuído e fixado nos estabelecimentos. “É uma ação voltada à proteção e cuidado, afinal, garantir a saúde e segurança dos visitantes e profissionais também faz parte do aspecto turístico”, explica a gestora Cultura, Esporte e Turismo do CIMVI, Arlete Regilene Scoz.

Mais segurança na hospedagem e alimentação

Outra novidade anunciada foi o “Programa de Aprimoramento de Produtos em Meios de Hospedagem e Programa Alimento Seguro”, uma iniciativa que teve sua metodologia desenvolvida pelo CIMVI e visa regulamentar, qualificar e aprimorar os meios de hospedagem do Vale Europeu Catarinense.

“O que buscamos, através desse programa, é garantir a qualidade do atendimento e promover a sustentabilidade pautada na responsabilidade social e bem-estar do turista”, complementa Arlete.

Observatório de turismo e Abeta Summit

A gestora destaca que o objetivo da contratação da plataforma de Observatório de Turismo, também apresentado e discutido na Assembleia, é demonstrar e guardar os dados de eventos, turismo, turistas e entidades participantes do circuito do Vale Europeu.

“Poderão participar somente os empreendimentos cadastrados, permitindo avaliar de modo contínuo o desempenho da atividade turística regional, bem como sua qualidade, fornecendo informações estratégicas para auxiliar os gestores na tomada de decisões e planejamentos, servindo como ferramenta de apoio ao desenvolvimento turístico do Vale Europeu Catarinense”, afirma a gestora.

O último tópico abordado na apresentação foi o Abeta Summit 2021, considerado o maior evento brasileiro de ecoturismo e turismo de aventura, que acontece entre os dias 24 e 27 de novembro, sendo sediado este ano no Vale Europeu Catarinense e tendo como cidade sede, neste ano, o município de Timbó.