CIMVI apresenta Sistema Aprova Digital para prefeitos e servidores

17 de maio de 2021
CIMVI certifica 19 estabelecimentos turísticos e gastronômicos do Vale Europeu
19 de maio de 2021

O Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), através do Departamento Ambiental, apresentou aos prefeitos dos municípios consorciados o Sistema Aprova Digital, que será lançado no dia 28 de maio.

Se trata de um novo formato de atendimento e prestação de serviço que é 100% online, oferecendo maior agilidade e qualidade ao serviço do setor público. A apresentação oficial aconteceu durante a 43ª Assembleia Legislativa do Consórcio, realizada na última sexta-feira, 14 de maio.

“Através dessa plataforma digital se torna possível a digitalização do serviço público, agilizando as análises técnicas dos servidores e trazendo maior eficiência ao processo de licenciamento ambiental na região do Médio Vale do Itajaí”, explica a gestora do Meio Ambiente, Sandra Batista.

O sistema será utilizado pelos 13 municípios consorciados ao CIMVI Ambiental: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Indaial, Ilhota, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Serviços do Aprova Digital

O Aprova Digital irá oferecer serviços como a Declaração de Atividades Não Constante (DANC), Certidão de Conformidade Ambiental (CCA), Autorização Ambiental (AuA), Autorização de Corte (AuC), Autorização de Terraplanagem (AuT) e Autorização de Recuperação de Áreas Degradadas.

Sandra explica que, nesse primeiro momento, alguns serviços irão continuar sendo solicitados e protocolados via e-mail. São eles: Licença Ambiental Prévia (LAP), Licença Ambiental de Instalação (LAI) e Licença Ambiental de Operação (LAO) (Renovação e Regularização).

CIMVI realiza capacitação junto a servidores públicos

Sendo o Aprova Digital uma plataforma voltada ao meio público, que vai prestar serviço às Prefeituras, o CIMVI se preocupou também em preparar esses servidores para que, a partir do dia 28 deste mês, tenham conhecimento e estejam aptos a navegar pelo portal sem dificuldade.

Na ocasião participaram servidores dos 13 municípios que puderam trocar ideias, esclarecer dúvidas e compreender o papel do digital na oferta de um serviço mais seguro, ágil e completo. “Quem ganha é a comunidade. Sabemos que o uso da tecnologia é extremamente essencial, trará agilidade e eficiência ao processo de licenciamento ambiental”, reforça Sandra.