CIMVI comemora Dia da Árvore de forma especial

CIMVI participa de Seminário Temático Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
15 de setembro de 2021
CIMVI lança novo portal do Vale Europeu Catarinense
27 de setembro de 2021

Hoje é o Dia da Árvore e, em homenagem a essa data especial, o CIMVI realizou na manhã desta terça-feira, 21 de setembro, o curso com o tema “Recuperação de Áreas Degradadas”, conduzido pelo professor Juarês José Aumond, que é Geólogo de Formação, Mestre em Geografia e Doutor em Engenharia Civil, profissional que tem ampla experiência na área de mineralogia, paleontologia, recuperação de áreas degradadas e pesquisador na área das mudanças climáticas.

O curso, que faz parte do cronograma de formações dos GIEAs, também está alinhado ao Projeto Vale Plantar e, também, aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No decorrer da manhã foram abordados os seguintes temas: legislação e atributos de recuperação de área degradada; conceitos e definições; Morfologia dos rios; Engenharia Natural X Obras Estruturais; restauração das matas ciliares; análises de casos; sucessão ecológica/técnica do tapete verde. Durante toda a palestra, foi perceptível a atenção dos presentes diante de todo o reconhecimento adquirido.

Em contato com a natureza

Os participantes também realizaram uma saída à campo, na propriedade da senhora Zenaide. “Ali, tivemos a oportunidade de fazer uma observação comportamental da vegetação ciliar com a hidrodinâmica do rio Benedito, momento no qual o grupo realizou o plantio de um jacarandá, simbolizando o engajamento para uma educação ambiental cada vez mais forte e unida”, relata a assessora de Educação Ambiental do CIMVI, Mariléia Selonke.

Segundo o professor Juarês, é preciso saber observar a natureza para, de fato, aplicar as técnicas adequadas para recuperação e restauração das áreas degradada por diversas atividades humanas. “É dessa forma que conseguiremos ter maior êxito nos processos de restauração, promovendo o adensamento da biodiversidade e a função de cada espécie, equilibrando solo, água e ar”, afirma.

A gestora do CIMVI Ambiental, Sandra Regina Batista, também compartilhou com o grupo sua mensagem de incentivo e gratidão aos participantes, parabenizando a todos pelo comprometimento e atenção especial com a educação ambiental, que trará frutos saudáveis tanto para o presente momento quanto para as futuras gerações.

“Agradecemos, em especial, à Secretaria de Meio Ambiente de Timbó e ao GIEA, por presentear cada participante com uma muda de árvore”, destaca Mariléia.