CIMVI conclui ciclo de capacitações do PGRS

Vereadores de Benedito Novo conhecem Parque Girassol
11 de novembro de 2021
Comitiva de Blumenau vem conhecer trabalhos desenvolvidos pelo CIMVI
17 de novembro de 2021

Entre os meses de agosto e novembro o CIMVI realizou a capacitação e implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) nos setores administrativos das Prefeituras de 13 municípios consorciados, que foram: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Ilhota, Indaial, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Essa mesma capacitação, também aconteceu em outros três momentos: na formação para aos membros dos Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental (GIEAs), para os colaboradores do CIMVI e aos secretários de obras dos municípios.

As capacitações foram realizadas pela assessora de Educação Ambiental do CIMVI, Mariléia Selonke e a consultora ambiental, Karina Reinicke Dalke que com o apoio dos GIEAs dos municípios reforçaram a articulação para importância das formações, melhorando a destinação dos resíduos na região.

Impacto e reflexão

Todos os encontros consistiam na explanação acerca dos seguintes temas:

  • Relação da geração x destinação de resíduos;
  • Impactos ambientais;
  • Formas adequadas de destinação de resíduos previstas pelo CIMVI (CVR-1 e Aterro Sanitário);
  • Identificação dos coletores para materiais recicláveis, rejeitos e orgânicos;
  • Exemplificação dos resíduos a serem segregados;
  • Formas de acondicionamento para coleta e destinação adequada de cada resíduo;
  • Proposta de monitoramento e avaliação do PGRS.

Além disso, todos os setores administrativos receberam kits contendo, adesivos para identificação dos coletores e folders do programa “Vale Reciclar”.

“Considerando as diferentes realidades que encontramos em cada município, acredito que todos receberam e absorveram muito bem o conteúdo, principalmente por ser um momento de reflexão acerca dos impactos da geração de resíduos, mostrando o valor da reciclagem na adequada gestão de resíduos. É muito importante que as pessoas compreendam o impacto que tudo isto provoca na sociedade e que a mudança de hábitos pode ser adotada diariamente

ainda mais, o poder das adequações que podem ser feitas diariamente, realizando um trabalho contínuo e com um planejamento sustentável”, analisa Karina.