CIMVI promove minicurso sobre recuperação de áreas degradadas

CIMVI lança edital de concurso com vagas imediatas
5 de abril de 2022
Upguide: novo site turístico do Vale Europeu Catarinense já está no ar
12 de abril de 2022

Participantes do minicurso em recuperação de áreas degradadas

Formação foi ministrada pelo professor Dr. Juarês Aumond para técnicos de Rio dos Cedros e Pomerode

A recuperação de áreas degradadas foi tema de um minicurso promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) na última segunda-feira, dia 04. A formação foi direcionada para os profissionais técnicos dos municípios de Rio dos Cedros e Pomerode.

O evento aconteceu no auditório da Prefeitura de Pomerode. Pela manhã, ocorreu a palestra do geólogo, ambientalista e professor universitário, Dr. Juarês José Aumond. Já no período da tarde, os participantes fizeram visitas a campo, para conhecer uma saibreira, uma área de preservação permanente (APP) degradada e outra já em recuperação.

“Esperamos ter contribuído para a compreensão de um dos grandes problemas da atualidade. A missão de todos nós é preparar a sociedade para recuperar, restaurar, não desmatar e preservar a biodiversidade milenar que herdamos da natureza. Foi gratificante e enriquecedor”, comentou o professor Juarês José Aumond.

O minicurso ministrado nesta semana é o primeiro de uma série de seis. Todos os treze municípios do CIMVI Ambiental participarão das formações. “O curso foi muito proveitoso. Sanamos nossas dúvidas e aprendemos técnicas novas que já vamos implementar no campo”, resumiu Ariel Fabrício Salvador, engenheiro florestal da Prefeitura e coordenador do Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA) de Rio dos Cedros.

A próxima formação está marcada para o dia 10 de maio, com os municípios de Rodeio, Ascurra e Apiúna. A apresentação feita pelo professor Juarês Aumond pode ser conferida clicando aqui.

CIMVI atua como articulador dos minicursos

Como órgão de gestão consorciada, o CIMVI realizou a articulação e organização do evento, em parceria com os Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental (GIEAs) dos municípios, e suas respectivas secretarias de meio ambiente.

“Gostaríamos de agradecer aos participantes e, especialmente, ao município anfitrião, Pomerode, que sediou o minicurso. Trouxemos o professor Juarês, com mais de 50 anos de experiência na área ambiental. Isso tudo tem o foco de promovermos o desenvolvimento sustentável da nossa região, alinhados ao projeto Vale Plantar”, explica Mariléia Selonke, assessora de educação ambiental do consórcio.

Confira as fotos do evento

Precisando de uma ajuda?