O CIMVI Ambiental, através do setor de Educação Ambiental, iniciou o ciclo de capacitações para a Implantação do Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos (PGRS), que tem base na Lei nº 12.305/10, da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Essas capacitações acontecem nos setores administrativos das prefeituras dos municípios de: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Ilhota, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Capacitações
A capacitação acontece de forma presencial, com o apoio do Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA) de cada município, que recebem as orientações da Assessora de Educação Ambiental do Consórcio, Mariléia Selonke, junto à bióloga e consultora, Karina Reinicke Dalke, podendo sanar dúvidas e também contam com o suporte de um material de apoio para implantação do PGRS. A primeira aconteceu no dia 10 deste mês, no município de Massaranduba. Já nessa terça-feira, 14 de setembro, foi realizada em Rio dos Cedros.
O objetivo do PGRS
Entre as principais atribuições do CIMVI está o serviço de gestão dos resíduos sólidos dos municípios aderentes, que contempla a destinação e valorização adequada de resíduos sólidos domiciliares recicláveis e rejeitos, de acordo com o Projeto “Vale Reciclar” do programa “Vale Muito Cuidar”, regulamentado através da resolução nº 467/21.
Mariléia explica que o presente PGRS tem por objetivo caracterizar a geração, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte e destinação de resíduos sólidos gerados nas estruturas administrativa das Prefeituras de municípios integrantes do CIMVI.
“Dessa forma, todos vão estar contribuindo para a economia de recursos naturais, a minimização dos custos e a preservação do meio ambiente. O objetivo é que, cada vez mais, possamos integrar poder público e comunidade nessa missão, fortalecendo nosso papel na proteção do mundo em que vivemos”, complementa a gestora do CIMVI Ambiental, Sandra Regina Batista.
Qualquer dúvida que você tiver é só clicar aqui!