CIMVI realiza III Seminário de Educação Ambiental

CIMVI realiza premiação do concurso de desenho “Traços do Meu Vale”
26 de novembro de 2021
Conscientização ambiental como fator social na formação dos cidadãos
30 de novembro de 2021

Educação Ambiental — duas palavras que englobam um mundo de oportunidades, conhecimento e muita troca! No dia 25 de novembro de 2021, o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) realizou o III Seminário de Educação Ambiental que, neste ano, aconteceu em formato itinerante, no município de Rio dos Cedros.

Na ocasião, compareceram representantes dos  Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental (GIEAs), que durante toda a manhã compartilharam e trocaram informações a respeito das ações realizadas em 2021 e o planejamento para 2022.

Conscientização contínua

Os coordenadores dos GIEAs de cada município, representando sua respectivas equipes, foram chamados no palco para ter seu momento de fala, sendo eles Willian Grubert  (Apiúna);  Danilo Boanerges Souza (Benedito Novo); Marcio F. Columbie Larissa Martinenghi (Botuverá); Juliano Hisching (Doutor Pedrinho); Maria Pires Prates (Indaial); Éder Caglioni (Luiz Alves); Lilian Fernanda Sfendrych Gonçalves (Massaranduba); Mayra Trierveiler Rego (Pomerode); Ana Paula Mauricenz (Rio dos Cedros); Gumercindo Pacher (Rodeio) e Carla Soraya Groni e Ricardo Murilo Malheiros dos Santos (Timbó).

Representando o CIMVI estiveram o diretor executivo do Consórcio, Fernando Tomaselli; a gestora do CIMVI Ambiental, Sandra Regina Batista e as assessoras de Educação Ambiental, Luciane Barth e Marileia Selonke.

“Hoje, o que entendemos por Educação Ambiental é fruto de um trabalho de formiguinha de muito tempo! Nossos avós, por exemplo, não tinham esse conhecimento que temos hoje acerca da importância na gestão de resíduos, do quanto separar corretamente cada coisa influencia no meio ambiente e na nossa qualidade de vida. Nesse aspecto, tanto a CVR-1 quanto o Aterro possuem um papel importantíssimo e contínuo na conscientização”, destacou Tomaselli.

O evento também contou com apresentação do Grupo de Dança Studio Vazz, de Rio dos Cedros para fazer a apresentação; um desfile super animado e divertido com os mascotes dos GIEAs de Pomerode (a coruja Esmeralda), Rio dos Cedros (o querido Cedrinho) e Timbó (a falante cutia Gaia).

A força e o impacto do trabalho em conjunto

A tarde foi a vez dos estudantes mostrarem os resultados obtidos através do Programa Eco-Escolas e Jovens Repórteres do Meio Ambiente. Estudantes e professores das 11 instituições de ensino envolvidas, atuantes na região do CIMVI, apresentaram ações realmente incríveis, que unem educação, meio ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social.

“Ninguém faz nada sozinho. A parceria que nós temos junto ao setor de Educação Ambiental das Prefeituras, os GIEAs, é essencial. É dessa forma que conseguimos chegar até nas pessoas, levar nossa mensagem, compartilhar conhecimento e promover mudanças significativas. Esse encontro, que aconteceu com os 13 municípios, enriquece a todos. Foi gratificante ver os avanços dos GIEAS. Ainda há muito a ser feito, mas já demos importantes passos, pois estamos unindo todos os projetos e ações dentro do Programa Municipal de Educação Ambiental, instituído por lei”, compartilha Sandra.

Inovando, educando e aprimorando conhecimento

Mari destaca que, apesar de um ano marcado pelos desafios da pandemia da COVID-19, os Coordenadores se mostraram criativos e corajosos ao abraçar a causa da Educação Ambiental, desenvolvendo programas, projetos e diversas ações (em sua maioria virtuais).

“Além do processo de sensibilização, efetivamos a educação ambiental de diversas políticas ambientais através da política de educação ambiental dos 13 municípios consorciados. Foi marcante para todos nós, palavras não conseguem expressar todo o sentimento deste dia, somente agradecer a cada participante em especial aos GIEAS, com certeza vocês fazem a diferença para a educação ambiental dos municípios”, frisa.

Fotos: Aline Brehmer (CIMVI)/Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros