CIMVI renova certificação do movimento ODS/SC para 2022

CIMVI recebe assembleia do Colegiado dos Consórcios Públicos da FECAM
30 de março de 2022
CIMVI lança edital de concurso com vagas imediatas
5 de abril de 2022

Reprodução/CIMVI

O Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) renovou seu compromisso com o movimento dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Santa Catarina. A certificação foi emitida na última quarta-feira, dia 30.

Conforme previsto no Art. 2º do Estatuto do CIMVI, um dos objetivos do consórcio é “Fomentar o desenvolvimento sustentável da região de abrangência e a melhoria da gestão e dos serviços públicos, através de ações integradas intermunicipais”. A certificação ODS confirma que os programas, projetos e ações desenvolvidos no CIMVI vêm atingindo seu objetivo.

“O CIMVI já desenvolve historicamente junto aos municípios consorciados o fomento ao desenvolvimento sustentável. O selo ODS representa para nós uma confirmação deste trabalho, e alinha as atividades do consórcio aos critérios e parâmetros internacionais de sustentabilidade”, explica Mariléia Selonke, assessora de educação ambiental.

Como exemplo, um dos ODS certificados para o CIMVI foi o de número 11, “Cidades e Comunidades Sustentáveis”. Em sua meta 11.6, ele prevê reduzir até 2030 o impacto ambiental negativo das cidades, prestando atenção especial à qualidade do ar e à gestão de resíduos. O consórcio se alinha a este objetivo por meio do programa ‘Vale Reciclar’. No complexo do Parque Girassol, o resíduo dos municípios recebe uma destinação final adequada, seja através da triagem dos materiais recicláveis, ou através da destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos, que são encaminhados para o aterro sanitário.

Sobre os ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma iniciativa das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Segundo a ONU, são 17 objetivos com 169 metas a serem atingidas até 2030.

Precisando de uma ajuda?