CIMVI reúne Prefeitos para traçar estratégias sobre o novo Marco Regulatório do Saneamento Básico

CIMVI recebe equipamentos de geração de Energia Fotovoltaica.
15 de abril de 2021
CIMVI lança terceira etapa do Programa de Certificação dos Meios de Hospedagem
11 de maio de 2021

Na manhã dessa sexta-feira, 7 de maio, aconteceu no Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) a reunião de prefeitos para traçar linhas de ação voltadas ao atendimento do novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, introduzido por meio da Lei nº 14.026/2020 ( http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l14026.htm).

Participaram o Diretor Executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli; o Procurador do CIMVI, doutor Ricardo Xavier Araújo; Marcelo Doutel da Silva; o prefeito de Ascurra, Arão Josino; a prefeita de Benedito Novo, Arrabel Lenzi Murara; o prefeito de Doutor Pedrinho, Hartwig Persuhn; o prefeito de Rodeio, Valcir Ferrari; o Diretor da AGIR, Heinrich Luiz Pasold; a Assessora de Saneamento e Meio Ambiente da AMMVI, Simone Gomes Traleski, além de representantes dos municípios de Apiúna, Rio dos Cedros e técnicos municipais.
Essa foi a primeira reunião a respeito do tema e teve como intuito alinhar as estratégias iniciais a serem empreendidas pelos gestores municipais no atendimento à nova legislação, em função de interesses comuns aos entes federados e suas respectivas populações, dando-se o primeiro passo rumo à gestão associada dos serviços de saneamento.
“Outras reuniões serão realizadas para debater o assunto, já que é algo realmente complexo. O que fizemos hoje foi dar início às tratativas para viabilizar a gestão associada dos serviços”, explica Tomaselli.

O Marco Regulatório passou a tratar o saneamento básico como conjunto de serviços públicos, infraestruturas e instalações operacionais de:

a) abastecimento de água potável: constituído pelas atividades e pela disponibilização e manutenção de infraestruturas e instalações operacionais necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e seus instrumentos de medição;

b) esgotamento sanitário: constituído pelas atividades e pela disponibilização e manutenção de infraestruturas e instalações operacionais necessárias à coleta, ao transporte, ao tratamento e à disposição final adequados dos esgotos sanitários, desde as ligações prediais até sua destinação final para produção de água de reuso ou seu lançamento de forma adequada no meio ambiente;

c) limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: constituídos pelas atividades e pela disponibilização e manutenção de infraestruturas e instalações operacionais de coleta, varrição manual e mecanizada, asseio e conservação urbana, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos domiciliares e dos resíduos de limpeza urbana;

d) drenagem e manejo das águas pluviais urbanas: constituídos pelas atividades, pela infraestrutura e pelas instalações operacionais de drenagem de águas pluviais, transporte, detenção ou retenção para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas, contempladas a limpeza e a fiscalização preventiva das redes.