CIMVI sedia seminário ‘Práticas em Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos’

Nota de Esclarecimento acerca da ‘Suspeita de Possíveis Irregularidades na Gestão de Resíduos Sólidos’
13 de maio de 2019
Reunião no CIMVI define diretrizes para Campanha Regional de Coleta e Valorização de Resíduos Sólidos
16 de maio de 2019

Na manhã desta quarta-feira (15/05), o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI recebeu o seminário ‘Práticas em Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos’, realizado pelo CIMVI em parceria com a Universidade Regional de Blumenau – FURB, com o apoio da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI. Participaram do evento gestores do meio ambiente dos municípios consorciados do CIMVI e AMMVI, professores e acadêmicos da FURB, além dos funcionários do CIMVI.

A principal palestra da manhã foi com participação internacional: a Professora e pesquisadora sueca Anita Pettersson, especialista da área de tratamento técnico e recuperação de recursos com foco em resíduos e biomateriais, falou sobre o trabalho que é desenvolvido na cidade de Borås, na Suécia, onde 99% do lixo produzido é reaproveitado através de reciclagem, produção de energia e produção de biogás pelo resíduo.

A cidade tem esse modelo de reaproveitamento do lixo desde 1988 e, atualmente, a universidade da cidade presta assessoria para cidades de todos os lugares do mundo que procuram dar a destinação correta para seus resíduos. O que mais chama a atenção é que a iniciativa deu tão certo que a cidade está importando lixo da Noruega, Dinamarca e Finlândia para os sistemas de geração de energia.

Essa palestra foi possível graças a um convênio que a Furb tem com a Universidade do Borås, onde existe um intercâmbio entre as instituições de ensino, tanto de professores como de alunos.

O Parque Girassol, a longo prazo, também deve ter sua estação de geração de biogás e bioenergia, além da coleta seletiva instituída nas 15 cidades consorciadas. O lixo reciclado será utilizado para diferentes fins, como a confecção de artefatos e materiais (blocos, placas, tijolos, lajotas, etc).