CIMVI participa de Seminário de Educação Ambiental em SC

CIMVI vai participar de Seminário Estadual sobre Educação Ambiental
24 de junho de 2022
Comunicado Importante: alerta
CIMVI alerta sobre envio de e-mails falsos em nome da autarquia
6 de julho de 2022
Foto dos participantes do Seminário

Evento aconteceu em Florianópolis e foi o primeiro realizado no estado

O Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) participou do I Seminário Estadual de Políticas Municipais de Educação Ambiental (PMEAs). O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública, em Florianópolis, nesta quinta-feira, dia 30.

O objetivo do seminário foi iniciar um processo de reconhecimento sobre a situação da implantação das políticas municipais nas cidades catarinenses. Por meio de um formulário enviado aos 295 municípios do estado, o grupo espera reunir dados que possam auxiliar no desenvolvimento de ações para a construção das PMEAs.

A iniciativa foi encabeçada pela Câmara Técnica de Educação Ambiental (CTEA) do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA).

Participação do CIMVI no Seminário

O CIMVI mobilizou os municípios para participarem do Seminário em Florianópolis. As cidades de Ascurra, Doutor Pedrinho, Indaial, Luiz Alves, Massaranduba, Rio dos Cedros e Timbó enviaram representantes de seus respectivos Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental (GIEAs).

A assessora de Educação Ambiental do CIMVI, Mariléia Selonke, foi uma das palestrantes do evento. Ela é titular de uma cadeira na CTEA, representando a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM). Coube à Mari apresentar o case dos municípios do consórcio.

“Foi uma satisfação muito grande poder contribuir em um evento que envolve a educação técnica ambiental de todo o estado. A partir do que fazemos em cada município, promovemos a sensibiização para a efetivação das políticas. Aí então podemos almejar uma sociedade mais justa e consciente”, relembra Mari.

Durante o seminário, os quatros mascotes dos GIEAs que já foram definidos apresentaram-se ao público. Todos os treze municípios que integram o CIMVI Ambiental já instituíram suas PMEAs.

Sobre o Seminário

O Seminário foi marcado pela presença de pessoas de várias partes do estado, tanto presencial como virtualmente. A abertura do evento foi feita pelo secretário executivo de Meio Ambiente de Santa Catarina, Leonardo Porto Ferreira.

“Nosso objetivo é provocar a união de forças. Tem muita gente competente e séria trabalhando, e acreditamos que podemos fortalecer a educação ambiental. A união faz a força e a educação é a base de tudo”, afirmou Ricardo Cerruti Oehlling, diretor-presidente do Instituto Ambientes em Rede (IAR Brasil). A instituição possui uma cadeira na Câmara Técnica de Educação Ambiental (CTEA) do CONSEMA e auxiliou na organização do seminário.

Confira as fotos do evento

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Precisando de uma ajuda?