CIMVI tem trabalhos selecionados para o IV Encontro da Rede de Educação Ambiental das Bacias Hidrográficas dos Rios Itajaí e Camboriú

CIMVI busca recursos para o Centro de Inovação e a pavimentação da Rua Silésia
17 de agosto de 2021
Oitava formação continuada da Educação Ambiental é realizada junto aos GIEAs
24 de agosto de 2021

O Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) teve três trabalhos selecionados pela comissão científica do IV Encontro da Rede de Educação Ambiental das Bacias Hidrográficas dos Rios Itajaí e Camboriú, um evento organizado pelo Grupo de Trabalho em Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica 07 (GTEA RH07) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no Campus de Gaspar.

A apresentação dos trabalhos irá acontecer de forma online no dia 26 de agosto, às 13h e também no dia 27 de agosto, no mesmo horário, e a inscrição pode ser feita direto no site do IFSC.

A seguir, conheça um pouco melhor a proposta de cada um dos trabalhos selecionados:

Políticas municipais de Educação Ambiental na região do CIMVI

O primeiro trabalho é sobre “Políticas municipais de Educação Ambiental na região do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí”, que tem como autores o diretor executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli, junto à gestora do setor Ambiental, Sandra Regina Batista; a assessora de Educação Ambiental, Mariléia Selonke e professor Kleber Renan de Souza Santos.

Este trabalho aborda a importância do processo de integração e efetivação das políticas educativas ambientais, em sinergia com as demais diretrizes ambientais, promovendo a sensibilização e conscientização para uma sociedade mais sadia e equilibrada.

Parque Girassol — Educação ambiental e valorização de resíduos

O segundo trabalho tem como título “Parque Girassol — Educação ambiental e valorização de resíduos”, e tem como autores Fernando Tomaselli, Sandra Batista, Mariléia Selonke e Luciane Barth, Assessora de Educação Ambiental do CIMVI.

A abordagem nesse caso é voltada à criação e missão do Parque Girassol, que foi inaugurado em dezembro de 2018 e ressignificou a visão e o propósito de um local que, até então, era visto como um passivo ambiental.

O Parque Girassol se tornou um território de transformações, e uma unidade permanente de Educação Ambiental e Valorização de Resíduos, promovendo aos visitantes vivenciar a integração dos projetos alinhados a conservação ambiental.

Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu

Já o terceiro trabalho que será apresentado é o Projeto Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu, que tem como autores Dir.  Fernando Tomaselli junto à gestora de Turismo, Esporte e Cultura do CIMVI, Arlete Regilene Scoz e a coordenadora do programa, Quezia Dias Rodolfo.

Diante da amplitude e fortalecimento que o setor turístico tem ganho a cada dia, o CIMVI entendeu que era necessário um trabalho de sensibilização para esse importante setor. Frente a essa demanda iniciou, em 2019, o Programa de Sensibilização Turística e Consciência Sustentável nas Escolas das 12 cidades que são consorciadas ao serviço de turismo, sendo esse ano aplicado em 78 instituições de ensino (pública e privada), atingindo 2.290 estudantes e 127 professores.