CIMVI volta a realizar o projeto “Vale Muito Conhecer” nas escolas

Encontro de Educação Ambiental das Bacias Hidrográficas dos rios Itajaí e Camboriú abre inscrições para Mostra Cientifica e Concurso Fotográfico
12 de maio de 2021
CIMVI realiza 43ª Assembleia Geral Ordinária
14 de maio de 2021

O Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), através da Gestão de Cultura, esporte e Turismo, voltou a realizar o projeto “Vale Muito Conhecer” nos quintos anos do ensino fundamental das instituições de ensino dos municípios consorciados, que são Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros e Rodeio.

“Já colocamos esse programa em prática desde 2018, porém, com a pandemia da Covid-19, foi preciso interromper as ações. Agora, aos poucos, elas já voltaram a acontecer em algumas escolas. Há dois formatos que estamos utilizando, online e presencial. A escolha deles vai de acordo com o que é permitido pelo Plano de Contingência de cada unidade de ensino, porém, de uma forma ou de outra, poder voltar a envolver as crianças e jovens nesse projeto é algo maravilhoso”, analisa a gestora de Cultura, Esporte e Turismo do CIMVI, Arlete Regilene Scoz.

O projeto “Vale Muito Conhecer” tem como objetivo principal despertar e influenciar os canais educativos de informação sobre História, Cultura Local e Sustentabilidade. Isso será buscado abrangendo quatro temas: Consciência de Turismo, Consciência Ecológica, Sustentabilidade e História, Tradições e Cultura Local. Ele será aplicado, prioritariamente, com os 5º anos das escolas. Algumas cidades, por opção, irão colocar o projeto também em outras turmas. Serão impactados, aproximadamente, 6 mil alunos.

Obs.: a foto foi feita em 2019 e utilizada agora para ilustrar a matéria. Não condiz com o novo formato e realidade no qual o programa “Vale Muito Aprender” será aplicado em 2021.