Coleta seletiva e convencional através do CIMVI inicia em Outubro

Confira como foi o dia Mundial da Limpeza nas cidades do CIMVI
24 de setembro de 2019
Encontro sobre questões ambientais no CIMVI reúne municípios da região e IMA
7 de outubro de 2019

Fotos: Gabriel Fruet

Nesta semana representantes do CIMVI estiveram visitando algumas cidades consorciadas para realizar uma reunião sobre o Programa Vale Muito Cuidar, de educação e valorização de resíduos sólidos, que está sendo implantado nos municípios. As reuniões aconteceram em Apiúna, Pomerode, Ilhota, Rio dos Cedros, Rodeio, Ascurra e Massaranduba.

O programa deve iniciar efetivamente, com a coleta seletiva e/ou convencional nos municípios que irão utilizar os serviços nos meses de outubro e novembro. A empresa que irá realizar a coleta desses materiais já foi licitada através do CIMVI e agora, após essas reuniões, irá começar a desenhar as rotas dos caminhões nas cidades consorciadas.

Para a coleta seletiva, cada casa receberá uma embalagem exclusiva para os resíduos recicláveis, com a marca do programa Vale Muito Cuidar. Além disso, uma campanha de divulgação será realizada nas cidades com folders, banners e ações nas redes sociais, com o objetivo de fortalecer e incentivar a separação dos materiais, que serão recolhidos e enviados ao Parque Girassol, em Timbó, onde serão processados na Central de Valorização de Resíduos I (CVR I), que se encontra em fase final de implantação.

Esse será o início de um grande projeto dentro do Parque Girassol, que é a nova denominação dada ao aterro sanitário no CIMVI. O objetivo é diminuir a quantidade de resíduos que é descartada no aterro sanitário e que, ao invés disso, todo esse montante seja reaproveitado de diferentes formas, sendo pela reciclagem ou pela produção de energia através de Biogás.