Apiúna

IDH

0.708

População

10.542

Data de Fundação

04 de Janeiro de 1988

Atividades Econômicas

Confecção, Ind. Química, Agricultura e Madeira

Cidades Limítrofes

Blumenau, Rio do Sul, Timbó, Rodeio e Indaial.

Nossas mídias

MARCELO DOUTEL DA SILVA

Prefeito (2021 - 2024)

JEAN MARCOS BENVENUTTI

Vice Prefeito (2021 - 2024)

Apiúna

Apiúna possui inúmeras belezas naturais. O interior do município é privilegiado por belas paisagens, dos mais altos panoramas, como o Morro do Bicudo com seus 960 metros de altitude (um dos mais altos do Alto Vale do Itajaí) e incríveis cachoeiras, como a Andorinhas, Baú, 3 Dedos, Burrichó, entre outras.

Povos indígenas, colonizadores italianos e alemães, desbravadores de nossas terras que deixaram suas marcas e hoje contam a história das tradições e etnias que colonizaram a cidade.

Apiúna vem da língua tupi-guarani, que significa ‘cabeço negro’, uma referência à montanha arredondada e escura que existe na cidade: o Morro Dom Bosco que possui cerca de 400 metros de altitude, uma capela em seu cume, é atrativo cultural, natural e religioso, além de ser cartão postal do município.

O município é um dos únicos da região a manter vivo um importante marco da história do Estado: a antiga Estrada Ferroviária de Santa Catarina, desativada em 1971, que renasceu há mais de 10 anos em um pequeno trecho na localidade Subida.

Mantida por trabalho voluntário, sobre os trilhos, a sensação de voltar ao passado durante os passeios no trem Maria Fumaça é uma experiência única.

O turismo de aventura é um dos potenciais turísticos que o município oferece, sendo o rafting uma prática no Rio Itajaí-Açú, rapel e caminhadas na natureza, atendidos por empresa credenciada e especializada para a prática da atividade.

Governantes atuais

Acompanhe a rota das coletas

Acompanhe o cronograma aqui

Serviços contratados

Gestão Agrosanitária

Gestão Ambiental

Gestão de Cultura e Turismo

Gestão em Resíduos Sólidos Urbanos

Precisando de uma ajuda?
1