Massaranduba

IDH

0.774

População

16.455

Data de Fundação

11 de Novembro de 1961

Atividades Econômicas

Agricultura, Indústria Têxtil , Química e Moveleira

Cidades Limítrofes

Blumenau, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Luiz Alves, São João do Itaperiú

Nossas mídias

ARMINDO SÉSAR TASSI

Prefeito (2021 - 2024)

ODENIR DERETTI

Vice Prefeito (2021 - 2024)

Massaranduba

Foi à presença abundante da árvore Maçaranduba que se deu a denominação a este município. Maçaranduba é nome comum a diversas espécies de árvores brasileiras, pertencentes ao gênero Manilkara, da família das sapotáceas. Estas árvores fornecem madeira de cor vermelho-escura, dura e homogênea que se destaca por sua resistência a umidade.

O município de Massaranduba foi criado pela lei estadual nº 247 de dezembro de 1948, da Assembleia Legislativa do Estado, desmembrado dos municípios de Blumenau, Itajaí e Joinville. Porém pouco durou o novo município, pois no segundo semestre de 1949 a sede e denominação passaram de Massaranduba para o 2º Distrito de Guaramirim. Finalmente, através da Lei Estadual nº 746/61, de 29 de agosto de 1961, foi emancipado definitivamente o município de Massaranduba.

Além do cultivo do arroz que deu ao Município de Massaranduba o título de Capital Catarinense do Arroz, têm destaque também no Município o cultivo da banana e da palmeira real, que surgiram como alternativaa de renda para os produtores das regiões mais elevadas do Município.

Outras culturas como a criação de peixes em açudes, a criação de peixes em arrozeiras, o fumo, o milho, o feijão, o eucalipto, o pinus, a criação de gado de corte, a criação de suínos, e a criação de frango também são fontes de renda alternativa para os produtores rurais massarandubenses.

Governantes atuais

Acompanhe a rota das coletas

Acompanhe o cronograma aqui

SERVIÇOS CONTRATADOS

Gestão Ambiental

Gestão em Resíduos Sólidos Urbanos

Precisando de uma ajuda?
1