DIVE oferece capacitação sobre a febre amarela em Timbó

Comunidade do bairro Araponguinhas visita o Parque Girassol
11 de março de 2019
CIMVI realizou sua Assembleia Geral Ordinária nesta terça-feira
13 de março de 2019

Um assunto tem deixado quem trabalha na área da saúde em Santa Catarina preocupado: A febre amarela. Desde a confirmação de um caso dessa doença no Paraná, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), que faz parte da Secretaria de Estado de Saúde, emitiu um alerta informando os municípios catarinenses sobre a importância de realizar a vacinação contra a doença.

Desde então, vários municípios tem se mobilizado e realizado campanhas de vacinação contra a febre amarela. Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre essa doença e sua presença em nosso estado. Uma dessas dúvidas, e que tem causado certa polêmica, é a relação dos macacos com a febre amarela. Pensando nisso, a DIVE está promovendo uma Capacitação chamada ‘Os macacos e a Febre Amarela: o que precisamos saber?’.

Essa formação está sendo ofertada pela Secretaria de Estado da Saúde através da DIVE, em parceria com a Federação de Montanhismo e Escalada do Estado de Santa Catarina (FEMESC) e a Superintendência de Vigilância da Saúde, com o apoio do Projeto Bugio, Universidade Regional de Blumenau, Projeto de Trilha ‘Caminho da Mata Atlântica’, Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí (ASSEPAVI) e Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI).

O evento acontece no dia 27 de março, quarta-feira, no auditório do CIMVI, em Timbó. O mesmo evento será realizado um dia antes, em Blumenau, atendendo os municípios daquela região. O objetivo é realizar a formação de parcerias e o fortalecimento da vigilância animal para a detecção do vírus da febre amarela ainda nas matas, o que pode ajudar com medidas de prevenção e controle da doença.

A formação é aberta para o público em geral, mas indicada, principalmente, para profissionais das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, Primatólogos, Zoológicos, Policiais Militares Ambientais, membros do Ibama, IMA, IcMBio, Colaboradores de Parques Nacionais e Estaduais e de trade turístico, profissionais de Centros de Conservação de Animais Silvestres, além de praticantes de montanhismo e escalada, guias de turismo e condutores de aventuras.

O evento é gratuito e você pode realizar sua inscrição através deste link – https://goo.gl/forms/yB0NHW2s9CKCjTJD3.