Evento marca primeira fase do projeto de educação ambiental nas cidades do CIMVI
7 de junho de 2019
Turismo do CIMVI lança novo vídeo de divulgação turística do Vale Europeu
7 de junho de 2019

Foto e Texto: Richard Ferrari

No dia 05 de junho, dia mundial do meio ambiente, as cidades de Massaranduba e Rodeio comemoraram esta data realizando a inauguração de seus Ecopontos. A população compareceu em peso nas duas cerimônias que marcaram o pontapé inicial do trabalho do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí nestes municípios para a valorização de resíduos sólidos.

Confira todas as fotos da inauguração do Ecoponto de Massaranduba clicando aqui

No período da manhã aconteceu a inauguração do Ecoponto de Massaranduba, município que compõe o CIMVI a pouco mais de um ano e já reforçou seu comprometimento com os projetos da entidade sendo uma das primeiras a construir esta estrutura. “A ideia do Ecoponto e a busca por atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos são de grande ganho para Massaranduba, estando dentro do CIMVI. Nós deixamos de gastar R$ 180,00 a tonelada do lixo, para investir R$ 90,00 agora, com todo essa ideia de produzir riqueza e valorizar esses resíduos” – destacou o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Massaranduba, Fabiano Spezia. O Ecoponto de Massaranduba está localizada no entroncamento das Ruas Paulo Cardoso e Wladyslaw Kazmierski, no centro da cidade. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, além de sábado das 9h00 às 12h00.

Confira todas as fotos da inauguração do Ecoponto de Rodeio clicando aqui

A tarde foi a vez do município de Rodeio inaugurar o seu Ecoponto. Ao contrário de Massaranduba, Rodeio foi uma das cidades que fundou o CIMVI e já está dentro do Consórcio em todos os 20 anos de história, participando de todas as atividades desenvolvidas durante esse tempo e colhendo os frutos dessa parceria. “Temos orgulho de entregar esse Ecoponto onde serão descartados objetos que não podem ser recolhidos nem pela coleta convencional e nem pela coleta seletiva, como móveis, eletrodomésticos e óleo de cozinha para, a partir daqui, dar a destinação correta” – explicou o prefeito de Rodeio e presidente do CIMVI em 2017 e 2018, Paulo Roberto Weiss. Em Rodeio, a unidade está localizada na Rua Giácomo Furlani, no centro da cidade, ao lado da Vila Italiana. O horário de atendimento será de terça a sexta-feira das 13h00 às 17h00 e aos sábado das 8h00 às 12h00.

O Ecoponto vem para ser um dos pilares da Campanha Regional de Coleta Seletiva e Valorização de Resíduos Sólidos lançada nesta semana, como explica o diretor executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli. “Bom entender que ela não é uma ação isolada. O Ecoponto faz parte, também, da campanha ‘Vale Muito Cuidar’, onde nosso objetivo é conscientizar a população para separar os resíduos, colocar nas embalagens corretas e disponibilizar para a coleta corretamente. O poder público está fazendo a sua parte, agora estamos convocando a população para fazer a sua”.

A partir de agora, as cidades se juntam a Timbó como as três primeiras dentro do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí a realizarem a instalação do Ecoponto. Os outros 11 municípios consorciados também devem instalar a estrutura nos próximos meses que tem o objetivo de receber materiais não recolhidos pela coleta seletiva como móveis, eletrodomésticos e óleo de cozinha.