Educação Ambiental e o impacto das formações continuadas

CIMVI e Polícia Militar Ambiental de Blumenau anunciam novidades
14 de julho de 2021
Municípios do CIMVI irão sediar o XVIII Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura
20 de julho de 2021

DCIM100MEDIADJI_0002.JPG

Somente no primeiro semestre de 2021, mais de 162 profissionais dos Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental (GIEAs) foram beneficiados com as formações de Educação Ambiental realizadas através do CIMVI Ambiental. Aconteceram, até o momento, seis formações, abordando temas diversificados e tendo como principal objetivo a integração e o fortalecimento da Educação Ambiental Formal e Não Formal inserida nos municípios consorciados.

As formações são conduzidas pela assessora de Educação Ambiental do CIMVI, Mariléia Selonke, que conta com a participação de palestrantes especializados em cada tema para apresentar o assunto, discutir e sanar dúvidas dos participantes.

“A troca de informações e ideias, além de reforçar a importância da educação ambiental na sociedade como um todo, também valoriza os profissionais dessa área e os projetos envolvidos, afinal, muitos cases dos municípios participantes são compartilhados e servem de inspiração para outras cidades”, avalia Mari.

As formações seguem o que é pressuposto pela Polícia Municipal de Educação Ambiental de cada município. “Iniciativas assim promovem uma formação humana muito importante, que transforma a sociedade para melhor. Percebemos de forma nítida a evolução e interação de todos, o que acaba fortalecendo os trabalhos e garantindo ações mais estruturadas e assertivas a partir do momento em que o conhecimento é compartilhado”, analisa a gestora do CIMVI Ambiental, Sandra Regina Batista.

Dentre os temas abordados até o momento nas formações de 2021 estão:

• Programa Vale Muito Cuidar;
  • Apresentação do projeto de energias renováveis da Energie Agentur de Blumenau;
  • Programa municipal de Educação Ambiental com case do município de Pomerode;
  • Educação ambiental na gestão das águas;
  • Projetos de educação ambiental na interdisciplinaridade;
  • O valor da fauna para o equilíbrio ecológico;
  • Educação ambiental e crimes ambientais.