Formações com poder público sobre a campanha ‘Vale Muito Cuidar’ iniciam na próxima semana

II Seminário de Cultura e Turismo do Vale Europeu foi um sucesso
12 de julho de 2019
Serviço de licenciamento ambiental oferecido pelo CIMVI completa 2 anos
12 de julho de 2019

Foto: Divulgação | Texto: Richard Ferrari

No início do mês de junho o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI realizou, de forma oficial, o lançamento da Campanha Regional de Coleta Seletiva e Valorização de Resíduos Sólidos do Consórcio: ‘Vale Muito Cuidar’. Atualmente, a campanha está na fase de implantação e a partir da próxima segunda-feira, 15 de julho, iniciam os treinamentos com representantes do setor público das cidades consorciadas.

O objetivo principal da campanha é fazer com que a comunidade entenda sua parte na coleta seletiva: separar(orgânicos, reciclados e rejeitos), acondicionar(nas embalagens específicas) e dispor corretamente(no dia/horário da coleta) os resíduos para a coleta, a tornando eficaz, além de estimular o consumo consciente. “Esse é o grande ponto dessa campanha: que todos entendam que aquilo que é produzido por nós dentro de casa deve ser separado por tipo e disposto corretamente para a coleta, além de respeitar o dia que o serviço é realizado em sua cidade” – explicou Cristiano Moreira, assessor pedagógico do Parque Girassol.

Os treinamentos no Parque Girassol serão realizado com secretários, funcionários públicos de diferentes áreas, como educação, saúde e meio ambiente. Os dois primeiros municípios a realizarem essa formação serão Rodeio, na segunda-feira, e Botuverá, na terça-feira. No mês de setembro a coleta seletiva será iniciada em Ascurra, Rio dos Cedros, Rodeio, Massaranduba e Guabiruba. Timbó, que já tem a coleta e separação realizada pelo Samae, vai somente transferir a triagem do material para o CIMVI, mantendo a coleta sob sua responsabilidade.