Fórum Regional de Fiscalização Ambiental do Médio Vale do Itajaí é realizado em Blumenau

CIMVI Ambiental articula cidades para participarem do Dia Mundial da Limpeza 2019
6 de setembro de 2019
Estudo de campo destaca diversidade arbórea do Jardim Botânico de Timbó
11 de setembro de 2019

Na última quarta-feira, dia 04 de setembro, gestores e técnicos municipais que atuam na área do meio ambiente, acadêmicos da área e demais profissionais envolvidos nesse meio se reuniram no auditório da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí, a AMMVI, onde participaram do Fórum Regional de Fiscalização Ambiental do Médio Vale do Itajaí. Cerca de 60 pessoas prestigiaram o evento que foi realizado pela Associação com o apoio do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI.

Durante a tarde, três representantes de três órgãos envolvidos na fiscalização ambiental falaram sobre o tema. Primeiro, o promotor de justiça regional Leonardo Todeschini falou sobre a importância e responsabilidade da Fiscalização Ambiental nos municípios, onde citou o exemplo do CIMVI, que realiza o licenciamento ambiental de forma consorciada, como um case de sucesso em nossa região e no Brasil. “Quando se fala em proteção ambiental, não se está pensando apenas no bem-estar de uma única pessoa, mas sim de toda a comunidade e não apenas dos presentes, mas também das gerações futuras” – destacou o promotor.

Quem também foi representado no evento foi o Instituto do Meio Ambiente (IMA), através do seu gerente de Fiscalização Ambiental Evandro Alves Machado. Em sua fala, Evandro explanou a organização atual do IMA no estado e falou sobre os sistemas que a entidade tem para a fiscalização ambiental, como o Sistema de Informações Ambientais FATMA, o SinFAT.

Para encerrar a tarde o Capitão da Polícia Militar Vitor Hugo da Silva, comandante da 2ª Companhia da PM Ambiental, falou sobre o papel da entidade no meio da fiscalização ambiental.