GIEAs realizam primeira reunião itinerante em 2022

Vale Europeu vai ganhar um novo roteiro de Cicloturismo
3 de março de 2022
CIMVI vai receber encontro da Associação dos Jornais do Interior de SC
23 de março de 2022

Primeira Reunião Itinerante dos GIEAs

Encontro aconteceu no município de Indaial

Os Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental (GIEAs) dos municípios do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) realizaram na última quinta-feira (10), o 1º Encontro Itinerante dos GIEAs em 2022. O evento foi realizado no município de Indaial. 

Os integrantes de 12 GIEAs realizaram atividades de integração ao longo do dia. Pela manhã, os coordenadores estiveram no Galpão das Artes da Fundação Indaialense de Cultura (FIC). No local, foi apresentado o case da Educação Ambiental Formal e Não Formal do município anfitrião, que inclui o projeto das fossas ecológicas, as ações do Junho Verde, entre outras iniciativas escolares e voltadas para a comunidade.

Ainda pela manhã, os representantes de cada GIEA tiveram um momento de alinhamento dos projetos que são desenvolvidos de forma consorciada, como por exemplo os projetos Vale Reciclar e Vale Plantar.

“Queremos mostrar o que cada município tem de valor e o que estão fazendo em seus GIEAs. Isso inspira os demais e gera uma troca em que todos crescem e desenvolvem a educação ambiental nas suas cidades”, analisa Mariléia Selonke, assessora de Educação Ambiental. 

Na parte da tarde, os participantes conheceram na prática as iniciativas de Indaial. Os GIEAs visitaram a região do Encano Central para conhecer instalações das fossas ecológicas em duas residências e na Escola Básica Municipal Encano Central. Ao final do evento, retornaram para a sede da Prefeitura para conhecer o jardim das vitórias-régias.

“Foi um dia para ver tantos projetos incríveis de Sustentabilidade, que estão acontecendo e dando certo! Temos muito a fazer, mas com toda a certeza que as sementes boas irão brotar, crescer e dar frutos”, comenta Laura Correa Volpi, coordenadora do GIEA de Massaranduba.

Próximo encontro dos GIEAs

O próximo encontro itinerante dos GIEAs será realizado no mês de julho, em Pomerode. A reunião de Indaial foi fruto de uma parceria entre o CIMVI, o GIEA anfitrião de Indaial e os demais municípios consorciados, a Fundação Indaialense de Cultura e as secretarias municipais de Urbanização e Meio Ambiente, Turismo e Educação de Indaial.

Confira as fotos da 1ª Reunião Itinerante dos GIEAs

Precisando de uma ajuda?
1