3º Minicurso sobre recuperação de áreas degradadas é realizado em Luiz Alves

Gestora de Turismo, Arlete, no Congresso de Trilhas
Resumo semanal: CIMVI em destaque em eventos de Turismo e Resíduos
31 de maio de 2022
Nota de pesar CIMVI
Nota de pesar pelo cooperado da Apri, Antônio Moreira
24 de junho de 2022
Alunos do Minicurso

Alunos do Minicurso

Formação foi ministrada pelo professor Dr. Juarês Aumond para técnicos de Luiz Alves e Massaranduba

A 3ª edição do minicurso sobre recuperação de áreas degradadas, promovido pela Educação Ambiental do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), foi realizado nesta terça-feira, dia 21. A formação foi direcionada para os profissionais técnicos dos municípios de Luiz Alves e Massaranduba.

O evento aconteceu na sede da Prefeitura de Luiz Alves. Pela manhã, ocorreu a aula do geólogo, ambientalista e professor universitário, Dr. Juarês José Aumond. Já no período da tarde, os participantes fizeram visitas a campo para aplicar os conhecimentos aprendidos em um loteamento de Luiz Alves e em uma saibreira em Massaranduba.

O minicurso ministrado nesta semana foi o terceiro de uma série de seis. Todos os treze municípios do CIMVI Ambiental participarão das formações. “O minicurso é muito importante para pensarmos as ações que estamos desenvolvendo e projetar o que podemos melhorar no município de Luiz Alves”, conta Eder Caglioni, coordenador do Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA) da cidade.

O prefeito de Luiz Alves, Marcos Veber, prestigiou o evento e recebeu das mãos do professor Juarês o livro “Restauração Ambiental”.

Já os participantes de Massaranduba também celebraram a participação no minicurso. “Vamos levar a visão de mantermos o meio ambiente equilibrado e de aprender com a natureza, como nos ensinou hoje o professor Juarês”, resumiu Lilian Fernanda Sfendrych Gonçalves, coordenadora da Educação Ambiental de Massaranduba.

A próxima formação está marcada para julho, com os municípios de Benedito Novo e Timbó. O local de realização ainda será definido.

Leia mais: veja como foi o primeiro minicurso, realizado em Pomerode

Leia mais: veja como foi o segundo minicurso, realizado em Ascurra

CIMVI atua como articulador dos minicursos

Como órgão de gestão consorciada, o CIMVI realiza a articulação e organização do evento, em parceria com os Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental (GIEAs) dos municípios, e suas respectivas secretarias de meio ambiente.

“Gostaríamos de agradecer aos participantes e, especialmente, ao município anfitrião, Luiz Alves, que sediou o minicurso. Trouxemos o professor Juarês, com mais de 50 anos de experiência na área ambiental. Isso tudo tem o foco de promovermos o desenvolvimento sustentável da nossa região, alinhados ao projeto Vale Plantar”, explica Mariléia Selonke, assessora de educação ambiental do consórcio.

Confira as fotos do evento

Precisando de uma ajuda?
1