Municípios do CIMVI recebem certificação de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro

Ecoponto de Botuverá é inaugurado
29 de agosto de 2019
CASAN e CIMVI Ambiental realizam reunião sobre licenciamento ambiental de Estações de Tratamento
6 de setembro de 2019

Foto: Richard Ferrari | Texto: Richard Ferrari

Na última segunda-feira, dia 26 de agosto, o Ministério do Turismo divulgou, no Diário Oficial da União, a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro que será valido até 2021. A região do Médio Vale do Itajaí faz parte da região turística da Instância de Governança do Vale Europeu, composta por 19 municípios. Destes, 17 receberam a certificação do novo Mapa Turístico Brasileiro, sendo que 12 fazem parte do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí. São eles: Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

No processo dessa certificação, os municípios informaram ao Ministério do Turismo, através da plataforma do Mapa do Turismo Brasileiro, vários aspectos envolvidos na prática do turismo nessas cidades. Com esses dados, o Ministério pode realizar a certificação oficial e, também, a categorização dos municípios. Essa ‘classificação’ é feita analisando diferentes critérios, como número de hotéis, número de empregos gerados pelo setor e estimativa de turistas que visitam a cidade em certo período. Os benefícios dessa categorização passam pela priorização de investimentos por programas do ministério do turismo e o acompanhamento mais afirmativo do desenvolvimento da economia turística local.

Entre as cidades consorciadas ao CIMVI, Pomerode e Timbó aparecem com a melhor classificação, estando na categoria C. Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Luiz Alves, Rio dos Cedros e Rodeio estão na categoria D. Fechando a lista, Guabiruba e Botuverá são classificados como categoria E. O destaque nesta lista é para Ascurra e Timbó que, na avaliação desse ano, subiram de categoria.

Você pode acessar o Mapa do Turismo Brasileiro CLICANDO AQUI.