24° Salão Paranaense de Turismo
30 de abril de 2018
COMITIVA CIMVI – ALEMANHA/ITÁLIA
25 de Maio de 2018

Nos dias 24 e 25 de Abril o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajai – Cimvi, realizou uma oficina para decoração Natalina com garrafas Pet. Solicitadas pelos gestores de Cultura dos municípios que compõe o Cimvi, tem por objetivo o aprimoramento e capacitação de artesãos e colaboradores para serem multiplicadores da técnica nos seus municípios.

As oficinas foram realizadas pela artesã Juçara Leal, que usa a técnica para decoração de natal em Shopings em algumas cidades dos estados brasileiros.

A artesã criou e desenvolveu suas próprias máquinas para o corte diversificado das garrafas Pet. Os artesãos e novos aprendizes ficaram maravilhados com a técnica ensinada, alguns já irão começar a trabalhar na decoração de natal e solicitaram a gestora do CIMVI Sra Arlete para verificar a possibilidade de compra das máquinas usadas e assim agilizar o trabalho de decoração para o natal de 2018.

Confira abaixo algumas citações de alguns dos responsáveis por realizar esta oficina.

A oficina de PET realizado pelo  Cimvi, através da artista Juçara Leal apresentou novas possibilidades de manuseio e utilização das garrafas PET. A oficina teve também a proposta de fomentar novos usos para a decoração natalina externa em nossos municípios.

Citação do Sr Jorge Ferreira, Diretor – Presidente da fundação cultural de Timbó.

A oficina teve uma experiência válida quem participou teve a oportunidade de enriquecer seu conhecimento nos trabalhos feitos com garrafas pet. E a possibilidade de incrementar seus ganhos financeiros é grande.

Palavras de Doralice Panini – Diretora de Cultura e Turismo de Rio dos Cedros.

Atualmente em meio a diversas discussões relacionadas ao meio ambiente é importante conhecer maneiras de reutilização de materiais descartados e a conscientização sobre a importância da reciclagem para a natureza. Foi isso que a Oficina de Natal de Garrafa Pet pode nos proporcionar: um maior envolvimento com esse tipo de material, dando a ele um novo olhar em peças artísticas usando da criatividade e com pouco gasto financeiro. Peças essas que podem ser utilizadas na decoração da cidade e também fazer parte da decoração de nossos lares.

Citação do responsável pela Arley Regiane Scoz Moser de Rodeio.

Todos os dias, nesse mundo apressado, as pessoas usam cada vez mais produtos descartáveis que duram pouco e logo são jogados fora para ganhar tempo e diminuir o trabalho de limpar ou reaproveitar, agindo dessa maneira, produzimos montanhas de lixo, sujando nossa rua, bairro e cidade, sem contar os insetos e animais que o lixo atrai, causando doenças. Apenas três palavras resumem o que temos que fazer a partir de hoje e agora, para melhorar essa situação: reduzir, reutilizar e reciclar.

Este é um projeto educativo e artístico que visa difundir e estimular a conscientização ambiental na comunidade, oferecendo uma oportunidade para o exercício da cidadania e juntos elaborar uma decoração natalina sustentável para o município.

O município de Benedito Novo está muito unido neste projeto, desde a arrecadação das garrafas pet até a produção de novos itens de decoração que irão compor os itens já existentes. Agradecemos ao CIMVI nesta parceria e em breve iremos conferir os trabalhos realizados pelos munícipes com orgulho.

Texto Cintia Panini diretora de Cultura e Turismo de Benedito Novo.