CIMVI na Conferência Brasil e Alemanha – ODS SC 2020
25 de fevereiro de 2020
NOTA OFICIAL – Medidas de prevenção ao COVID-1
18 de março de 2020

Após receber mais de 3 mil pessoas em 2019, o Parque Girassol está aberto para agendamento de novos grupos de visitantes para 2020. Neste ciclo a unidade de educação ambiental tem novidades nas visitações: serão 3 opções de temas abordados dentro do Parque. Além disso, o Parque irá abrir suas portas em um sábado de cada mês para a comunidade.

O Parque Girassol é uma iniciativa dos municípios de Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Ilhota, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó através do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí. A unidade de educação ambiental e valorização de resíduos sólidos foi idealizada para ser um espaço de transformação, com o objetivo de sensibilizar seus visitantes sobre as temáticas do consumo consciente, da coleta seletiva e da preservação do meio ambiente, de modo que todos se sintam responsáveis por esse processo de conscientização e mudança. Com esse objetivo, 3 roteiros com temas distintos foram montados.

A primeira opção de roteiro é a Visita Institucional, que consiste em uma apresentação do CIMVI e Parque Girassol, contando a história e informando aos visitantes sobre as ações e serviços prestados aos municípios consorciados (15). Será possível entender como funciona um consórcio e quais os benefícios para a população. Quem optar por esse roteiro irá conhecer a Central de Valorização de Resíduos 1 (CVR-1), aterro sanitário, Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e a Trilha do Tatu.

O segundo roteiro tem foco na temática dos resíduos sólidos urbanos, abordando a realidade dos resíduos sólidos em nossos municípios, com informações sobre a coleta seletiva, triagem, reciclagem, aterro sanitário, consumo consciente, entre outros. Este roteiro passará pelo auditório, Central de Valorização de Resíduos (CVR-1), aterro sanitário e Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).

Já o terceiro roteiro trata da preservação ambiental, abordando a importância da Mata Atlântica para nossas vidas, com informações sobre os biomas brasileiros, biodiversidade, preservação dos ecossistemas, unidades de conservação, diversidade e função das árvores na floresta, entre outros. Este roteiro passará pelo auditório e pela Trilha do Tatu, um fragmento da Mata Atlântica dentro do Parque Girassol.

— “Os objetivos de oferecer três tipos de roteiros de visitação ao Parque Girassol são ampliar as possibilidades de visitação, facilitar a escolha para agendamentos, conforme a demanda e expectativa dos visitantes, e possibilitar maior aproveitamento de conteúdo sobre uma temática específica” – explicou o responsável pelo Parque Girassol, Kleber Santos.

Essa visita tem, em média, 2 horas de duração e pode ser agendada na terça-feira, quarta-feira e quinta-feira no horário das 9h às 11h e das 14h às 16h. Podem visitar o Parque Girassol grupos de alunos e professores (Escolas e Universidades), servidores públicos, empresas do setor privado e organizações diversas dos municípios. Para os alunos, a idade mínima permitida é de 8 anos. Os grupos podem ter de 10 à 50 participantes e o agendamento deverá ser feito pelo e-mail [email protected]

Em 2020 o Parque Girassol também fará o ‘Sábado no Parque’. Será realizada, no último sábado de cada mês, uma visita guiada dentro do Parque Girassol com um grupo de pessoas da comunidade. Para participar do Sábado no Parque será necessário realizar uma inscrição e a visita tem limite de 50 participantes. A primeira edição aberta ao público será no dia 25 de abril.

Você pode acessar a versão do Folder do Parque Girassol para 2020 clicando aqui.