Prefeitos do Alto Vale visitam CIMVI para conhecer trabalho na gestão de resíduos

Municípios do CIMVI irão sediar o XVIII Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura
20 de julho de 2021
CIMVI apresenta projeto do Centro de Inovação para o Governo do Estado de SC
28 de julho de 2021

O Parque Girassol foi o destino dos prefeitos, autoridades e representantes da Associação de Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI) nesta sexta-feira, dia 23 de julho.

Estiveram presentes o presidente do CIMVI e prefeito de Timbó, Jorge Kruger; o diretor-executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli; o deputado estadual, Jerry Comper; a presidente da AMAVI e prefeita de Trombudo Central, Geovana Gessner e também os prefeitos Cesar Luiz Cunha (Agronômica), Juarez Miguel Rodermel (Atalanta), Abel da Silva (Chapadão do Lageado), Nerci Barp (Dona Emma), Adriano Poffo (Ibirama), Deny Scheidt (Imbuia), Gervásio José Maciel (Ituporanga), Adair Stolmeier (José Boteiux), Bernardo Peron (Mirim Doce), Irona Duaert (Petrolândia), Nelson Virtuoso (Presidente Getúlio), Vidal Balak (Rio do Campo), José Eduardo Rothbarth Thomé (Rio do Sul), Solange Aparecida Bittencourt Schlichting (Salete), Horst Alexandre Purnhagen (Taió) e Bento Silvy (Vitor Meireles), além do diretor da CIM-Amavi, Paulo Roberto Tschum; o ex-prefeito de Indaial, Sérgio Almir dos Santos; ex-prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi, dentre secretários e demais autoridades presentes.

Gestão de resíduos

A visita da comitiva iniciou com uma apresentação do CIMVI, desde 2017 até o atual momento, oportunidade na qual Tomaselli apresentou qual era a realidade do Consórcio quatro anos, todos os trabalhos realizados e parcerias firmadas para ressignificar a estrutura e serviços que são vistos hoje.

“O desenho do CIMVI que conhecemos hoje foi e continua sendo construído com várias mãos, ideias e muito esforço. A qualidade do serviço de gestão e valorização de resíduos, que é um dos nossos pontos mais fortes e atrai muitos visitantes, está sendo realizada no Centro de Valorização de Resíduos (CVR-1) mas nós já estamos com um projeto para iniciar o CVR-2 também, interligando mais ações, promovendo um serviço ainda mais rentável e, principalmente, que some na qualidade de vida da população”, destaca Tomaselli.

Preservação, sustentabilidade e turismo

Os principais serviços prestados às cidades são a gestão do turismo da região do ‘Vale Europeu’, a implementação do programa de Licenciamento Ambiental otimizado entre os municípios e o serviço de Educação Ambiental e a Valorização de Resíduos Sólidos, através do projeto ‘Parque Girassol’ e o programa ‘Vale Muito Cuidar’.

Além do CVR-1, os visitantes também conheceram a Trilha do Tatu, Aterro Sanitário e Mirante do Urubu. Para Geovana, que é presidente da AMAVI, essa visita e troca de informações abriu os olhos de todos.

“Quando a gente fala em coleta e reciclagem parece algo tão longe e difícil, então viemos ver com nossos próprios olhos que é possível. Temos que correr atrás e acreditar nesse projeto. O Parque Girassol é uma referência em toda Santa Catarina. Todo o trabalho realizado, ainda mais em um período tão curto de tempo, reforçam isso”, avalia.

O presidente do CIMVI, Jorge Kruger, agradeceu a visita e pontuou a importância do reconhecimento realizado pelo Consórcio. “O cuidado e atenção que se tem com as causas ambientais, promovendo um desenvolvimento sustentável, é o principal atrativo que um município pode ter, é o que garante a qualidade de vida das pessoas, oportuniza geração de emprego e renda, alavanca o turismo e reflete em melhorias nas mais diversas áreas”, complementa.