Programa Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu retorna às escolas

30 de junho de 2021
CIMVI apresenta projeto do Observatório de Turismo
6 de julho de 2021

O Programa Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu está de volta!

Em um formato digital e adaptado para garantir a segurança dos estudantes e participantes, o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), através do setor de Turismo, Cultura e Esporte, retomou o programa nas escolas municipais, estaduais e particulares das 12 cidades que integram o setor, voltado às turmas do quinto ano do ensino fundamental.

A gestora de Turismo do CIMVI, Arlete Regilene Scoz, destaca que o principal objetivo desse projeto é sensibilizar os alunos sobre a importância do turismo local e regional.

“Os professores receberam todo material pedagógico para aplicar o programa na sala de aula. A cartilha do professor contém textos complementares para os temas citados levando ao professor, de forma explicativa, os pilares da sustentabilidade. É um material que propõe uma reflexão sobre o turismo e a problemática socioambiental e dicas para a prática do turismo sustentável”, afirma a gestora.

Os materiais entregues aos professores foram:

• Uma cartilha completa com textos complementares dos temas apresentados nas palestras;
  • Um plano de ensino sobre turismo;
  • Um plano de ensino sobre sustentabilidade;
  • Um jogo da memória com 24 peças referentes ao tema.

Além disso, cada professor e gestor recebeu uma camiseta do programa. Já aos alunos foram entregues uma cartilha sobre o programa, contendo jogos e atividades lúdicas para realizarem.

Palestras vão acontecer de forma remota

Durante este ano, as palestras estão acontecendo de forma remota, seguindo a Portaria Conjunta SES/SED/DCSC Nº 476 DE 06 DE MAIO 2021. “É um formato à distância, porém com a qualidade que o programa requer, sendo todas as palestras disponibilizadas no Portal do Professor na plataforma Parque do Girassol”, complementa a palestrante do programa, Quezia Dias Rodolfo.

Em nome do CIMVI, Arlete e Quezia agradecem o trabalho e dedicação da Secretaria de Turismo, Educação, diretores, bem como aos professores, que são a peça fundamental para efetividade desse projeto.

Todo trabalho realizado pelos professores, junto aos estudantes, será compartilhado na página do Facebook “Vale Muito — Maravilhas do Vale Europeu”.