Projeto Vale Muito chega nas cidades de Ascurra e Rio dos Cedros

CIMVI promove II Seminário de Turismo e Cultura do Vale Europeu
27 de junho de 2019
Indaial e Timbó encaminham pedido para nomeação como capitais nacionais do caminhante e cicloturismo, respectivamente
4 de julho de 2019

Foto: Richard Ferrari | Texto: Richard Ferrari

O projeto Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu chegou nas cidades de Ascurra e Rio dos Cedros neste mês de junho. As palestras em Rio dos Cedros foram aplicadas no início do mês enquanto, em Ascurra, as primeiras apresentações do projeto aconteceram na quinta-feira, 27 de junho, com palestras no Colégio São Paulo e Escola Básica Deputado Abe Ávila dos Santos.

A primeira palestra no Colégio São Paulo foi realizada com uma turma de 4º ano, com aproximadamente 30 alunos. A coordenadora pedagógica. “A importância é a preservação, manter as culturas e nossas tradições, fazendo com que nossos jovens reconheçam isso no nosso Vale Europeu e passem isso para as futuras gerações, parentes e amigos” – declarou a coordenadora pedagógica da instituição, Graciana Lenzi.

O projeto Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu tem como objetivo despertar a valorização do turismo local, estimulando o conhecimento da história, tradição e belezas dos municípios participantes, alinhado à consciência sustentável e manutenção dos patrimônios culturais. “Nós trabalhamos o turismo de uma forma integrada, pensando sempre como Vale Europeu. Falamos sobre todos os municípios que fazem parte do Vale e das belezas que estão nestas cidades, que são atrativos turísticos que atraem pessoas de todo o Brasil mas, em alguns casos, quem mora na região não conhece” – explica a turismóloga Erika de Paula Alves, da Raízes do Brasil Consultoria, responsável pela aplicação das palestras nas escolas.

Essa apresentação pela turismóloga nas escolas faz parte da primeira etapa do projeto, uma ‘capacitação’. Após a palestra, o professor responsável pela turma recebe um material, o kit do professor, assim com os alunos recebem a Cartilha do Aluno para o tema ser trabalhado, também, dentro da sala de aula. “A palestra é voltada para sensibilizar os alunos a entender o que é o turismo, quem é o turista, qual a região em que vivemos, como podemos ter uma melhor qualidade de vida vivendo nessa região” – explica Erika.

O projeto já passou pelas cidades de Indaial, Ascurra e Rio dos Cedros. E segundo a turismóloga, até agora, o saldo é muito positivo. “As palestras tem sido muito bem recebidas por alunos e professores. Todos tem se encantado e, para mim, uma surpresa muito grande sobre o interesse das crianças neste assunto e como eles se surpreendem com locais que estão na cidade deles e muitas vezes não conhecem”.

No mês de julho o projeto Vale Muito chega nas cidades de Apiúna, Doutor Pedrinho e Rodeio, onde serão aplicadas 14 palestras no total. Ao mesmo tempo, as cidades de Ascurra e Rio dos Cedros receberão a segunda etapa do projeto, o concurso de desenho e frase “Traços do Meu Vale”.