Resumo semanal: CIMVI em destaque em eventos de Turismo e Resíduos

3º Minicurso sobre recuperação de áreas degradadas é realizado em Luiz Alves
22 de junho de 2022
Gestora de Turismo, Arlete, no Congresso de Trilhas

Ao longo da última semana, o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) participou de inúmeros eventos para apresentar as iniciativas da entidade. Os modelos de governança, gestão de turismo e gestão de resíduos estiveram em destaque em diversas partes do país e na sede do próprio consórcio.

Confira no resumo semanal:

Agência Reguladora do Rio Grande do Norte conhece modelo do CIMVI

ARSBAN e AGIR visitam o CIMVI

Nesta segunda-feira, dia 30, representantes da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal (ARSBAN) estiveram no CIMVI.

Eles vieram conhecer o modelo de gestão de resíduos sólidos do consórcio. O encontro foi mediado pela Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (AGIR).

CIMVI é apresentado para iniciativa de cooperação entre União Europeia e CNM

Representantes do programa InovaJuntos no CIMVI

O consórcio recebeu na última semana representantes do Projeto InovaJuntos. A iniciativa é da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com a União Europeia. No projeto, que busca promover inovações em políticas públicas, o CIMVI recebeu integrantes da 1ª Missão Técnica de Cooperação Internacional Brasil-Portugal na quarta-feira, dia 25, na sede do consórcio.

Já na quinta-feira, dia 26, o consórcio e seu modelo de gestão foram apresentados aos membros pela gestora ambiental, Sandra Regina Batista. O encontro aconteceu na sede da AMVE, em Blumenau.

Gestão de Resíduos em destaque em conferência no Paraná

Diretor Fernando Tomaselli em eventos no Paraná

O modelo de gestão de resíduos sólidos urbanos do CIMVI também foi destaque no Paraná na última semana. O diretor executivo do consórcio, Fernando Tomaselli, ministrou uma palestra sobre o tema na Conferência Regional e Rodada de Negócios, realizada no município de Santa Helena.

Durante a viagem, o diretor também participou de conversas no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Representantes da instituição já estiveram no CIMVI em 2022 conhecendo a estrutura do Parque Girassol e o modelo de gestão de resíduos. Houve também um encontro com entidades e a Prefeitura do Município de Marechal Cândido Rondon. Dessa forma, a cidade busca melhorias no seu processo de gestão de resíduos orgânicos e rejeitos.

Vale Europeu Catarinense no Congresso Brasileiro de Trilhas

Estande do Vale Europeu na BNT

Destaque em roteiros turísticos no Brasil, o Vale Europeu Catarinense, trade turístico administrado pelo CIMVI, esteve em destaque no 1º Congresso Brasileiro de Trilhas, em Goiânia. Na ocasião, a gestora de Cultura e Turismo do Consórcio, Arlete Regilene Scoz, participou de mesa redonda com o tema “Gestão de territórios através da implantação de produtos ecoturísticos”.

Além disso, o Vale Europeu Catarinense também esteve representado na Feira Interestadual Móvel de Turismo (FIMTUR) e na Bolsa de Negócios Turísticos (BNT) Mercosul. Em ambos os eventos, a região foi apresentada para agentes de turismo, que poderão criar e comercializar pacotes turísticos para a nossa região.

Confira mais fotos dos eventos

Precisando de uma ajuda?