Reunião entre o Consórcio e ICM Bio acontece no CIMVI

Cidades buscam o CIMVI como modelo para suas regiões
26 de abril de 2019
Parque Girassol tem semana de estreia do ‘Laboratório Girassol’
6 de maio de 2019

Foto e texto: Richard Ferrari

Na última quarta-feira (24/04) aconteceu, na sede do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, uma reunião com representantes do CIMVI e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Blumenau. O objetivo desse encontro foi estabelecer ligações para futuras parcerias entre as entidades, nos mais diferentes aspectos.

Parceria que já aconteceu em algumas ocasiões, como em novembro de 2018 quando as duas entidades, em conjunto, realizaram uma capacitação sobre como é realizado o licenciamento e a fiscalização ambiental na zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra do Itajaí – PNSI, evento que aconteceu na sede da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI, em Blumenau.

O ICMBio é uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, criada em agosto de 2007 que integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA). Suas atividades passam por executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo realizar propostas, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as unidades de conservação ambiental instituídas pela União. Também é de responsabilidade do ICMBio estimular e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação federais.