Reunião no CIMVI define diretrizes para Campanha Regional de Coleta e Valorização de Resíduos Sólidos

CIMVI sedia seminário ‘Práticas em Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos’
15 de maio de 2019
Segunda etapa do projeto ‘Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu’ é lançada
17 de maio de 2019

Na tarde de quarta-feira (15/05), aconteceu no Auditório OIKOS, na sede do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, uma reunião com representantes dos municípios consorciados sobre as principais diretrizes que irão compor a Campanha Regional de Coleta e Valorização de Resíduos Sólidos.

A partir dos meses de julho e agosto, o CIMVI irá iniciar o sistema de Coleta Seletiva e Valorização de Resíduos Sólidos nas cidades de Ascurra, Rio dos Cedros, Rodeio, Massaranduba e Guabiruba. Timbó, que já tem a coleta e separação realizada pelo Samae, vai somente transferir a triagem do material para o CIMVI, mantendo a coleta sob sua responsabilidade.

Detalhes sobre os métodos e equipamentos que serão utilizados pelos municípios através do CIMVI nesta campanha foram a pauta desse encontro, e serão revelados no dia 04 de junho, às 19h00, quando acontece o lançamento oficial da Coleta e Valorização de Resíduos Sólidos.

Para receber esse material, estão sendo realizadas diversas melhorias no CIMVI, como a ampliação/finalização da obra do Galpão de Triagem. Atualmente, a triagem realizada na estrutura é de responsabilidade do Samae de Timbó, que separa o lixo reciclável da cidade. A partir do segundo semestre de 2019, com o Galpão finalizado e com equipamentos (esteiras) novas para a triagem, o consórcio irá assumir essa etapa e irá realizar a separação dos resíduos de sete cidades, inicialmente, com os 15 municípios consorciados sendo inseridos nesse processo com o tempo.