Roteiro de Cicloturismo do Vale Europeu é referência para o Brasil

Comitiva da Grande Florianópolis visita o CIMVI
21 de maio de 2021
Parque Girassol recebe visita da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas
26 de maio de 2021

O roteiro de Cicloturismo do Vale Europeu é referência para o Brasil! Esse circuito é gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) através do setor de Cultura, Esporte e Turismo, junto aos municípios consorciados, sendo um dos primeiros no país. Neste mês a gestora de Turismo do CIMVI, Arlete Scoz, foi convidada para falar a respeito desse projeto em uma reunião, realizada de forma online, que tinha como foco o projeto da construção de uma Ciclovia entre Salvador, na Bahia, e Aracaju, no Sergipe.

Arlete explica que, conforme foi tratado na reunião, o objetivo dessa proposta é tornar a região da chamada Linha Verde um atrativo turístico, através do incentivo do cicloturismo, promovendo a saúde, fomento à economia e bem-estar, além do ciclismo ser uma prática sustentável.

“Se trata de um projeto com mais de 300km de percurso e, para nós, foi uma honra receber esse convite. Até, na ocasião, dentre as autoridades presentes estava o deputado federal Arthur Oliveira Maia. Ou seja, é mais uma ação que tem envolvimento do CIMVI e municípios consorciados que está servindo como referência para o país, motivo de orgulho para todos nós”, afirma a gestora.

Setor de Cultura, Esporte e Turismo do CIMVI

O setor de Cultura, Esporte Turismo do CIMVI é responsável pela gestão do’ Vale Europeu Catarinense’, destino turístico que envolve as cidades de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rodeio, Rio dos Cedros e Timbó.

O ‘Vale Europeu’ é conhecido, principalmente, pelos seus roteiros de Cicloturismo e Caminhante instituídos a mais de 10 anos (foram os primeiros no Brasil). Timbó é onde os ciclistas iniciam e finalizam o roteiro de cicloturismo do Vale Europeu, que dura sete dias passando por 9 cidades. Timbó, também, recebeu o título de Capital Catarinense do Cicloturismo e foi a primeira cidade a receber o projeto ‘Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu’, de conscientização turística nas escolas e que voltou a ser aplicado em instituições de ensino do Vale Europeu neste ano.

Crédito da foto: Ativa Aventuras