Segunda etapa do projeto ‘Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu’ é lançada

Reunião no CIMVI define diretrizes para Campanha Regional de Coleta e Valorização de Resíduos Sólidos
16 de maio de 2019
22 de maio – Dia da Biodiversidade. Muito para comemorar!
22 de maio de 2019

O projeto ‘Vale Muito- Maravalhas do Vale Europeu’, de conscientização turística nas escolas, que foi aplicado na cidade de Timbó em 2018, chega agora para as outras 11 cidades do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí que estão fazendo parte do projeto. No momento, ele está na cidade de Indaial e, posteriormente, será aplicado em Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros e Rodeio.

A primeira etapa do projeto consiste na aplicação de palestras nas escolas com o tema ‘Turismo e Sustentabilidade, Vale muito aprender’. Como Timbó já recebeu as palestras no ano passado, a cidade será a primeira onde a segunda etapa do projeto será aplicada: O concurso de desenho e frase do projeto Vale Muito. Na tarde de quinta-feira (16/05), foi apresentado, na reunião do Conselho Regional de Turismo do CIMVI, o nome e a logomarca do concurso que é ‘Traços do meu Vale’.

O desenho deverá retratar, na visão da criança, o seu atrativo turístico favorito no Vale Europeu e, juntamente com a ilustração, deve ser criada uma frase sobre aquele atrativo. Ele vem com o objetivo de implementar ainda mais a visão das belezas do Vale Europeu após as palestras, além de fazer os alunos refletirem sobre qual é o seu ponto turístico favorito em sua cidade. “Com isso, despertamos a sensibilidade do aluno olhar como um turista, de realmente conectar-se com as belezas de nossa região”.

Poderão participar do concurso somente os alunos do 4º ano que participaram do Projeto Vale Muito. Este concurso será aplicado pelo professor que recebeu a palestra e, após a aplicação, o professor multiplicador irá selecionar três desenhos da turma e encaminhar para a Secretaria de Turismo da cidade. Cada cidade, por sua vez, deve realizar uma seleção entre as escolas participantes e enviar três desenhos para o CIMVI, onde teremos 3 representantes de cada município (36 desenhos). Depois disso, o Consórcio irá convocar uma equipe de 5 jurados para selecionar 1 ganhador de cada cidade, resultando em 12 desenhos para a grande final do concurso.

Esta etapa final do ‘Traços do meu Vale’ consiste em uma exposição de todos os 12 desenhos na sede do CIMVI. Em uma cerimônia de encerramento do concurso será eleito o grande campeão geral do ‘Traços do meu Vale’. Os três ganhadores da cada município irão receber um certificado de participação, uma medalha e terá seu desenho exposto no livro de turismo do CIMVI. Já o grande ganhador geral irá ganhar, além do certificado, um troféu, um passeio com sua família conhecendo um atrativo turístico da região do Vale Europeu e seu desenho como destaque no livro de turismo do CIMVI.