Semana do Meio Ambiente terá lançamento de Campanha de Coleta Seletiva do CIMVI

22 de maio – Dia da Biodiversidade. Muito para comemorar!
22 de maio de 2019
Ecopontos de Massaranduba e Rodeio serão inaugurados dias 05
31 de maio de 2019

Foto e Texto: Richard Ferrari

No próximo dia 05 de junho é comemorado o dia do Meio Ambiente e, durante toda a semana, várias ações serão desenvolvidas no Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). Uma delas será o lançamento da Campanha Regional de Coleta e Valorização de Resíduos Sólidos que acontece no dia 04 de junho, terça-feira, às 19h na sede do Consórcio. Antes do lançamento oficial dessa campanha, a noite terá a palestra ‘Política Nacional de Resíduos Sólidos e implicações’, com o promotor regional Dr. Leonardo Todeschini.

A partir dos meses de julho e agosto, o CIMVI irá iniciar o sistema de Coleta Seletiva e Valorização de Resíduos Sólidos nas cidades de Ascurra, Rio dos Cedros, Rodeio, Massaranduba e Guabiruba. Timbó, que já tem a coleta e separação realizada pelo Samae, vai somente transferir a triagem do material para o CIMVI, mantendo a coleta sob sua responsabilidade.

Para possibilitar isso, o CIMVI está realizando melhorias no seu setor de triagem, localizado no Parque Girassol, no bairro Araponguinhas. O investimento de, aproximadamente, 1 milhão e 900 mil reais está sendo aplicado na reforma do galpão e na aquisição de novos equipamentos (esteiras) para a separação dos resíduos sólidos.

Essa campanha vem de encontro ao objetivo do Parque Girassol, que é a Educação Ambiental e a Valorização de Resíduos Sólidos. “Esse evento representará o marco inicial de um projeto pioneiro. Vários atores através de muitos estudos e grande busca por sistemas de tratamento, tranformarão o antigo Aterro Sanitário em um Parque que não tratará mais resíduos sólidos como lixo e sim como um produto que agregará valor ao que antes era considerado um dos maiores problemas para as novas gerações” – explica Jean Grundmann, prefeito de Benedito Novo e atual presidente do CIMVI.

Jean também destaca que esse projeto vem sendo desenvolvido a muito tempo e por muitas pessoas, sendo a consolidação de um longo trabalho. “Mesmo no momento sendo eu o presidente do Consórcio, gostaria de ressaltar a importância de todos os presidentes que me antecederam, de todos prefeitos e prefeita participantes do consórcio, de todos os servidores do CIMVI e prefeituras, dos vereadores de todas as Câmaras Municipais, do órgão judiciário, em especial Juízes e Promotores que também são parte neste projeto inovador”.

Toda essa campanha terá um nome e logomarca que será estampado nos caminhões da coleta seletiva, PEV’S (Pontos de Entrega Voluntária), sacos para acondicionamento dos resíduos sólidos e material de conscientização. Esta identidade visual será apresentada no lançamento da campanha, na próxima terça-feira. Os PEV’S, Pontos de Entrega Voluntária, são ‘lixeiras’ que serão instaladas nos municípios que fazem parte da campanha. Existe o PEV Urbano (De metal) e o PEV da área rural (Com madeira tratada), sendo que os dois têm a separação do material orgânico e seco (reciclável).