Serviços do CIMVI são destaque em evento da FECAM

Técnicos que participaram do 4º Minicurso
Timbó e Benedito Novo recebem 4º Minicurso sobre Áreas Degradadas
21 de julho de 2022
Resolução orienta municípios no estabelecimento das faixas de APPs em cursos d’água
Resolução CONSEMA orienta municípios no estabelecimento das faixas de APappPs em cursos d’água
16 de agosto de 2022
Equipe CIMVI no COMAC-SC

Equipe CIMVI no COMAC-SC

Resíduos, Licenciamento e Turismo participaram de painéis em congresso estadual, em Florianópolis

Os serviços de Gestão de Resíduos Sólidos, Licenciamento Ambiental e Turismo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) estiveram em destaque no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC). O evento foi realizado pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), em Florianópolis. Nesta quarta-feira, dia 10, o CIMVI esteve representado em três atividades do COMAC.

Licenciamento Ambiental

Pela manhã, a gestora Ambiental do consórcio, Sandra Regina Batista, participou de um painel sobre o “Licenciamento Ambiental”. Abordando a descentralização do serviço, Sandra aponta a importância da municipalização do licenciamento e o sucesso do modelo consorciado.

“É nas cidades, na ponta, onde as coisas acontecem. O licenciamento no âmbito municipal traz mais agilidade ao processo e traz retorno à região, visto que as taxas de emissão das licenças ficam na região. E também é preciso olhar com carinho para o modelo consorciado de licenciamento, que possibilita que municípios menores e com limitações estruturais se juntem para entregar um melhor serviço à população”, defende.

Boas práticas em Gestão de Resíduos e SIM-C

Já no período da tarde, o CIMVI esteve representado em apresentações sobre resíduos sólidos e turismo. Às 13h30, o diretor executivo do consórcio, Fernando Tomaselli, participou de painel sobre “Boas práticas em resíduos sólidos, licenciamento ambiental e Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (SIM-C).

“Levar o CIMVI num evento como este, além de uma oportunidade, é um reconhecimento. A organização do COMAC tinha o objetivo de trazer cases de todo o estado para serem divulgados, replicados e até melhorados. Fomos convidados em todos os serviços que prestamos: desde o turismo, licenciamento, até a gestão de resíduos. Nossa marca já está consolidada e isto nos deixa muito felizes”, celebra Fernando.

Boas práticas em Turismo

No mesmo horário, ações do serviço de Turismo do consórcio também foram destaque no painel “Boas Práticas de Turismo”. A coordenadora do programa “Vale Muito Maravilhas Vale Europeu”, Quezia Dias Rodolfo, apresentou a iniciativa de sensibilização turística nas escolas.

“A proposta é mostrar como fazemos um trabalho regionalizado no turismo. Apresentamos o projeto, a aplicação e os resultados que obtivemos. Os professores ampliaram seu olhar para os atrativos das cidades e, por meio dos alunos, chegamos aos pais e a toda a comunidade”, explica Quezia.

Sobre o COMAC-SC

O Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC) foi realizado pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM). O evento aconteceu nos dias 09, 10 e 11 de agosto na Arena Petry, na Grande Florianópolis.

O objetivo do congresso foi debater “Inovação, sustentabilidade e boas práticas na gestão municipal”. Por meio desses três eixos de conteúdos e experiências, busca-se novos rumos para a eficiência e efetividade da gestão pública municipal.

Confira algumas imagens do evento

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Precisando de uma ajuda?
1